Vereadores pedem redução da carga horária para enfermagem

A vereadora Zenaide Borges e o vereador Aldrey Azevedo apresentaram na última reunião ordinária indicação em que pedem a redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais para os cargos de Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do município de Paranavaí.
Os autores da proposição alegam que a redução contribuirá para a melhoria do atendimento na área de saúde e melhores condições de trabalho visto que os profissionais terão menor desgaste físico e mental. “O objetivo é que a redução promova ao profissional um espaço de tempo suficiente para que o mesmo possa cuidar da sua vida pessoal. Esta é uma reivindicação antiga destes profissionais e realmente há a necessidade de valorizá-los”, afirmou Zenaide.
Segundo Agnaldo Gonçalves da Cruz, conselheiro e tesoureiro do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Coren-PR, já existem várias cidades no Brasil em que a redução foi implantada, inclusive Curitiba.
Nesta semana profissionais da área e adeptos à redução da carga horária realizaram em Brasília, em frente a Esplanada dos Ministérios manifestação em que pedem a regulamentação da jornada de trabalho. “Precisamos ter a consciência de que a melhora de uma pessoa não vem somente dos remédios, mas também do tratamento humanizado do qual tanto cobramos destes profissionais”, disse a vereadora.
A indicação será apreciada nesta segunda-feira, 15, a partir das 20 horas, em discussão única pelos vereadores da Câmara de Paranavaí.
Em consideração ao disposto no art. 39, § 1º, da Constituição Federal, entendemos oportuna a garantia de manutenção do valor dos vencimentos até então praticados pelo Município relativamente aos cargos acima descritos. (Ass./Cam.)