Homem mais rico do país anuncia mudança para Londres

Idan Ofer, o homem mais rico de Israel, está se mudando para Londres no que, segundo o "Financial Times", é um movimento para alimentar o debate sobre a desigualdade e o acesso à riqueza em seu país.
Ofer, 57, tem um patrimônio estimado em US$ 6,5 bilhões e disse que está se mudando para o Reino Unido por razões pessoais: sua mãe vive em Londres e seu filho, que recentemente deixou o Exército de Israel, planeja estudar no exterior, possivelmente no Reino Unido.
"Há uma série de razões familiares pelas quais fazem sentido para ele [Ofer] passar mais tempo em Londres do que antes e fazer da cidade mais do que uma base", disse uma fonte ligada ao bilionário na última segunda-feira.
Através do Quantum Pacific Group, Ofer é o acionista controlador do Israel Corp, maior holding do país.
Como outros magnatas de Israel, Ofer enfrentou críticas da mídia e da opinião pública desde protestos ocorridos em 2011. Na época, centenas de milhares de cidadãos protestaram contra o alto custo de vida e a economia –controlada por poucos conglomerados que pertencem a famílias ricas.
Nas eleições de janeiro, políticos como Yair Lapid, ministro das Finanças, prometeu ajudar a classe média em um momento que Israel precisa cortar gastos e aumentar impostos para fechar um déficit orçamentário.
O magnata israelense passa parte do seu tempo em Londres e possui imóveis na cidade. Se ele se qualificar para taxação de não-residentes, a renda de suas empresas que ficam fora do país não vão contar para o cálculo dos impostos que ele deve no Reino Unido.
Neste ano, vários estrangeiros milionários, incluindo Andrei Borodin, presidente de um banco russo e outros executivos se mudaram para Londres.
Na lista de bilionários da Forbes, Ofer ocupa o 182º lugar.