Sobe para 30 número de mortos em abalo de magnitude 6,3

Pelo menos 30 pessoas morreram e 800 ficaram feridas ontem em um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter que atingiu a região de Bushehr, no sul do Irã. A cidade tem uma das usinas nucleares iranianas que, segundo a controladora e o governo local, não foi afetada pelo tremor.
A informação sobre as vítimas foi fornecida pelo governador Província de Bushehr, Fereydun Hasanvand à televisão estatal e à agência de notícias Isna. A imprensa estatal não deu detalhes sobre danos provocados pelo terremoto.
Já Crescente Vermelho (versão da Cruz Vermelha para os países islâmicos) afirmou que dois vilarejos próximos, Shanbe e Sana, sofreram sérios danos causados pelo abalo sísmico.
Outra vila local teria sido completamente destruída. A região próxima a Bushehr possui diversos vilarejos rurais, a maioria de casas feitas de barro.
Apesar da destruição na região próxima, o governo e a controladora da usina nuclear de Bushers dizem que o funcionamento do reator não foi afetado, assim como os índices de radiação, que continuaram nos padrões normais.
Na cidade de Bushehr, moradores dizem que sentiram o tremor, mas que não houve prejuízos graves. O abalo sísmico ainda foi sentido no Kuait e nos Emirados Árabes Unidos. Prédios de Dubai e Abu Dhabi tiveram que ser esvaziados.
O tremor atingiu a região por volta das 16h20 locais (8h50 em Brasília), que foi seguido por uma réplica de magnitude 5,4. O epicentro do abalo foi na cidade de Kaki, a 60 km de Bushehr, a 10 km da superfície. Segundo as autoridades iranianas, a magnitude do terremoto foi de 6,1.