As histórias da Feira do Empreendedor 2013 – Paraná

CURITIBA – A Feira do Empreendedor 2013 – Paraná, realizada pelo Sebrae/PR e que mobilizou aproximadamente 13,5 mil empresários e potenciais empresários de Curitiba e Região Metropolitana, na semana que passou, será lembrada pelas histórias. Histórias como a de Diogo Marques Cardoso, que foi ao evento para entender sobre os custos para se abrir uma empresa.
Diogo mora em Pinhais, na Grande Curitiba, e pretende iniciar seu próprio negócio na área de transportes de pessoas. “Tive 30 minutos de orientação empresarial na Feira do Empreendedor e agora vou marcar um segundo atendimento no escritório do Sebrae/PR. Fui orientado a me enquadrar na figura jurídica do microempreendedor individual para emitir nota fiscal”.
Com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, os microempreendedores individuais também têm acesso à abertura de conta em banco, crédito com juros mais baixos em relação a pessoa física, contratação de até um funcionário e benefícios da Previdência Social. Diogo está otimista com as oportunidades de mercado no segmento que pretende atuar. “Quero começar a minha empresa ainda no mês de abril”.
Assim como Diogo, Keiti Schitz tem um sonho. Formada em Administração, sempre gostou de animais. Inspirada no mercado de São Paulo e Rio de Janeiro, no qual as pessoas já estão habituadas a contratar os serviços de dog walker (profissional que leva cães para passear), fez capacitações na área e abriu sua empresa, também enquadrada como microempreendedor individual.
A Mk Dog Walker, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, está em funcionamento há três meses. “Nesse período, visitei todas as clínicas veterinárias e pet shops da cidade para me apresentar, divulgar o serviço e buscar parcerias”, explica.
A empresa de Keiti visita o cão para conhecer seus hábitos e iniciar o adestramento básico, que ensina-o a sentar, deitar e assim por diante.  A dog walker conversa com o dono do animal e monta o “pacote” de acordo com as necessidades de dias do passeio – que dura uma hora – e do número de cachorros da mesma família. A empresa também preenche uma ficha com os dados do cachorro e do seu veterinário para casos de emergência.
“Vim na Feira do Empreendedor para buscar consultoria, pois nesses primeiros três meses ainda não fechei nenhum contrato. O atendimento do Sebrae/PR me orientou a fazer pesquisa com os clientes de clínicas veterinárias para avaliar o que os levaria a contratarem o serviço, qual a demanda do mercado e, a partir desses contatos, iniciar o processo de orçamentos”.
PARA PLANEJAR O FUTURO – Vindo de Piraí do Sul, a 200 quilômetros de Curitiba, o jovem casal Suelen Ianke e Raul Henrique pretende abrir uma empresa de prestação de serviços elétricos residenciais em 2015, quando ambos terão terminado o curso universitário. Eles estiveram no evento para buscar informações do Sebrae/PR sobre como devem se preparar para abrir o próprio negócio.
“Queremos fazer todas as capacitações necessárias para iniciar a empresa de forma assertiva. Somos assinantes da Revista Soluções (publicação trimestral do Sebrae/PR) e sabemos que não basta só ter vontade de ser empresário, precisamos estar preparados para os desafios que iremos enfrentar”, comenta Suelen, que quer construir de forma planejada sua história empresarial.
“A consultora que nos atendeu aqui na Feira recomendou que fizéssemos inicialmente o curso ‘Saber Empreender’ para compreendermos o dia a dia do empreendedor e as habilidades que teremos que desenvolver”, destaca Raul.

À procura de oportunidades
Os amigos Luciano Borges Pereira e José Santos são empresários e visitaram a Feira do Empreendedor em busca de oportunidades de negócios. Ambos tiveram interesse em adquirir uma máquina de personalização de brindes, uma das 60 ideias de negócio apresentadas presencialmente no evento.
“Já fiz várias capacitações do Sebrae/PR e achei essa feira muito completa. Trabalho com marketing para micro e pequenas empresas, que não costumam fazer brindes em grandes quantidades. Com a aquisição da máquina, eu poderei atendê-los com pequenas quantidades e, dessa forma, agregar mais um sector na minha empresa”, constata Luciano.
Para José, “a máquina de brindes será utilizada para presentear os meus clientes”. “Acredito que possa ser um fator de decisão na hora da venda dos produtos de limpeza que minha empresa comercializa”, reforça.
Ambos assistiram algumas das aproximadamente 180 palestras ministradas na Feira. “Aprendi muito aqui no evento. Na palestra do economista Ricardo Amorim, por exemplo, vi que preciso ter uma visão macroeconômica de onde eu quero estar daqui dez anos e como a minha empresa deve estar posicionada no mercado”, diz Luciano.
Outra descoberta dele foi a possibilidade de trabalhar em um espaço de trabalho colaborativo, chamado Nex Coworking. “Nesta semana eu vou lá para conhecer o local e me inscrever como membro”, finaliza.

Ideias para reformar a loja
O casal de empresários Sandra e Leandro Silveira também ficou impressionado com a loja-modelo. Proprietários de uma loja de roupas e calçados multimarcas, voltada às casses C, D e E e que possui 27 anos de mercado, eles passaram pela Feira do Empreendedor, para conhecer a estrutura da loja conceito.
“Sempre buscamos capacitações e até participamos de missões técnicas do varejo, promovidas pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio. Ao visitar a loja-modelo, encontramos inspiração para reformar a nossa loja, como: os expositores de produtos, a iluminação, a maneira de fazer a vitrine e os painéis de led com imagens e vídeos publicitários. Agora vamos passar por uma consultoria do Sebrae para ver se precisamos mudar mais alguma coisa para modernizar a loja”, lembra Leandro.