Comércio paranaense cresceu 5,8% em 2012

CURITIBA – O comércio do Paraná fechou 2012 com saldo positivo. No acumulado do ano, cresceu 5,8% e na comparação de dezembro com novembro, o acréscimo nas vendas foi de 12,62%.
É o que revela a Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR.
O sonho típico do brasileiro, carro e casa próprios, aqueceu a economia do estado. Os segmentos do varejo que tiveram maior elevação nas vendas foram materiais de construção e móveis, decorações e utilidades domésticas.
O bom desempenho foi estimulado pela queda nos juros, redução tributária em itens específicos de construção, manutenção dos financiamentos habitacionais e melhoria na renda.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, as vendas do varejo no Paraná contaram com estímulos de políticas fiscais e monetárias expansivas do Governo Federal.
“O mercado de trabalho aquecido, o aumento da remuneração média do trabalhador, a manutenção do financiamento habitacional e para veículos instigaram o consumo das famílias. A menor remuneração da poupança levou o consumidor a antecipar compras, o que refletiu nas vendas”, avalia.  
No entanto, Piana ressalva que as políticas de incentivo à economia não conseguiram elevar o crescimento do PIB conforme o planejado e alguns setores do comércio não tiveram o faturamento esperado.
“Em determinados ramos do varejo, as vendas do ano caíram devido a fatores restritivos à demanda, tais como o esgotamento da capacidade de endividamento dos consumidores, a alta do dólar sobre o real e o maior rigor na concessão de créditos”, explica. O menor percentual de crescimento do varejo em Londrina foi registrado pelo setor de tecidos, que teve queda de 4,20% no faturamento.