85% dos brasileiros faz compras por impulso, revela estudo do SPC
O ato de fazer compras por impulso é um "mal" que acomete 85% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada na quarta-feira pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com o estudo que ouviu 646 consumidores, ansiedade e insatisfação com a própria aparência são os principais motivos que levam os brasileiros a fazerem compras sem planejamento. De quatro em cada dez entrevistados (43%) admitem fazer compras por impulso em momentos de ansiedade, tristeza ou angústia. Em nota, o SPC avalia que esse tipo de consumo descontrolado serve como uma espécie de recompensa emocional para os consumidores. Entre os que fazem compras movidas por impulsos emocionais, a ansiedade por um evento que se aproxima (festas, jantares e viagens, por exemplo) é o motivo mais decisivo entre consumidores de classes A e B. Por outro lado, a baixa autoestima (insatisfação com a própria aparência) é a razão mais citada entre consumidores das classes C e D. "Na busca pelo prazer imediato ou para exibir um estilo de vida que não condiz com a própria renda, o comprador se alivia momentaneamente, sem se importar com o futuro do próprio bolso", diz a economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos, em nota. Parcelas – Cerca de 85% dos entrevistados disseram pedir descontos quando fazem compras à vista. No entanto, 37% dos consumidores ouvidos só observam se o valor mensal da parcela cabe no próprio bolso e não leva em consideração a taxa de juros embutida no financiamento. Poupança – No total, quatro em cada dez entrevistados (42%) gastam tudo o que ganham e não conseguem poupar. Considerando somente consumidores das classes C e D, o percentual é ainda maior, chegando a 53% ante 28% nas classes A e B. Investimento – O levantamento também revelou que 74% dos brasileiros não possui qualquer tipo de investimento, como poupança. O baixo percentual de investidores entre os consumidores é reflexo da falta de conhecimento do brasileiro sobre como e onde aplicar o próprio dinheiro.