PMDB de Paranavaí é referência no Estado

O Diretório Municipal do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro – de Paranavaí esteve reunido nesta quinta-feira (21) sob a Presidência de Lauro Machado. A reunião teve expressiva participação como não se verificava desde o período pré-eleitoral do ano passado, incluindo o secretário municipal Eurípedes Lemos, os vereadores Mohamed Smaili (presidente da Câmara Municipal), Walter dos Reis e Zenaide Borges, e o deputado estadual Teruo Kato.
Além de relatos sobre a atuação da Diretoria Executiva, pelo presidente Lauro Machado, o deputado estadual Teruo Kato relatou sobre os seus pleitos junto ao Governo do Estado, dizendo da perspectiva de que neste ano e no ano que vem o Governo Beto Richa deverá marcar significativa presença no atendimento aos interesses locais e da região. Segundo Teruo, as reivindicações foram encaminhadas e deverão ser atendidas após o cumprimento das etapas burocráticas.
Teruo Kato também rechaçou os boatos de que a sede da Reitoria da Unespar foi desviada de Paranavaí. Segundo ele, houve um acordo pré-eleitoral em 2012 para o PMDB ceder a vaga de vice-prefeito ao PSDB e o governador tem reiterado o seu desejo de cumprir o acordo. Até o final do semestre ele deverá encaminhar o projeto à Assembléia Legislativa do Estado e, aí sim, poderemos ver qual a orientação do Palácio Iguaçu. Nesta semana, acompanhado pelo empresário Luiz Tadeu (Notti) Fernandes, Teruo esteve reunido com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves, tratando do assunto. “Vamos continuar trabalhando, vamos nos empenhar e eu acredito muito de que a Reitoria da Unespar virá para Paranavaí”, afirmou Teruo.
O parlamentar elogiou a atuação do prefeito Rogério Lorenzetti, “que tem cumprido tudo o que foi acertado com os partidos políticos durante a formação da aliança que o reconduziu ao cargo de prefeito, inclusive com o PMDB”. Alguns atendimentos estão dependentes de detalhes que devem ser resolvidos até a semana que vem, inclusive com a nomeação de dois novos secretários indicados pelo partido de “forma compartilhada entre o prefeito, o deputado, o presidente do PMDB e os diretorianos”, afirmou.
Teruo destacou que o PMDB de Paranavaí, presidido por Lauro Machado, vem sendo uma referência no Estado. “Nenhuma outra cidade tem um partido tão forte, mercê de sua atuação nas últimas eleições, com a eleição do prefeito, três vereadores (30% das vagas), secretários municipais, deputado estadual que é líder do partido na Assembléia Legislativa e tem acesso facilitado tanto no Governo Federal, onde tem o vice-presidente, como do Estado, através de dois secretários e parceria acertada desde o início do Governo pelo partido com o governador”.
O líder peemedebista explicou que a participação do PMDB no Governo Richa não implica em acordo eleitoral para 2014. O apoio vai até à convenção de junho do ano que vem e pode ser mantida, mas isto dependerá de novos acordos e de nomes que o PMDB tiver na ocasião para candidato a governador e senador. Segundo Teruo, o PMDB estadual vinha sendo fragilizado pelos desentendimentos entre o senador Roberto Requião e seu ex-vice-governador, Orlando Pessuti e isto se refletiu nas eleições municipais. Em grandes cidades o PMDB não teve nem candidato a prefeito ou vice e nem elegeu vereador. Esta situação levou os deputados a reagirem e eleger novos dirigentes, com mais ânimo e metas a cumprir em termos eleitorais, até porque dependem de fortalecer o partido em cada região para usufruírem de vantagens eleitorais em 2014.
Ao final da reunião o deputado Teruo Kato também ouviu críticas. Ele foi cobrado sobre o maior espaço para o PMDB de Paranavaí, na área do Governo do Estado, já que o partido vem apoiando irrestritamente Beto Richa em sua gestão, sendo lógica uma retribuição a esse apoio oferecido pelo próprio Teruo, como líder da bancada. Os presentes também observaram sobre a “ausência” em relação à participação comunitária por parte dos órgãos públicos estaduais.