Marcos Assunção estreia hoje

SANTOS – O Santos voltará a ter uma arma importante hoje, às 17h, no Pacaembu, ante o Paulista, pela sétima rodada do Estadual. Terá a estreia de Marcos Assunção, 36, especialista em bolas paradas.
O time alvinegro é o terceiro que mais sofre faltas no Campeonato Paulista, com média de 16,7 por jogo, mas seu aproveitamento é zero.
Neymar é o cobrador oficial, e o argentino Montillo é opção. Ambos voltam hoje, após defenderem suas seleções no meio de semana, mas vão ser preteridos por Assunção se houver alguma falta.
O Santos não marca gol deste tipo desde 25 de agosto, quando bateu o Palmeiras por 2 a 1 pelo Brasileiro-12. Desde então foram 27 jogos.
Na ocasião, o tento de falta foi de Neymar. Até hoje foi o único desse tipo marcado pelo craque no clube.
O histórico recente de Marcos Assunção, por outro lado, dá esperança ao Santos.
Em três anos de Palmeiras, ele fez 145 jogos e 31 gols, sendo que 23 foram de falta.
"Com ele o time ganha experiência e um grande reforço na bola parada", avaliou o técnico Muricy Ramalho sobre o volante, que iniciará a partida como titular.
Desde sua contratação em janeiro, Assunção sempre é tema quando o assunto é cobrança de faltas. A expectativa é que ele marque e dê assistências para Neymar.
"É 90%[de gol]. Não tem como [os rivais] correrem. Deixa [o atacante] passar e toma o gol ou toma de falta", disse Neymar sobre o volante na última semana.
Mas Marcos Assunção não deve atuar o tempo inteiro. Ele está sem ritmo de jogo. Sua última partida foi pelo Palmeiras, em novembro.
Desde então iniciou trabalho de recuperação no joelho direito, o mesmo em que fez artroscopia em setembro. Nas últimas semanas, ele participou de jogos-treinos.
"Fizemos mudanças que o time não vai sentir muito", justificou Muricy, que terá o retorno do volante Arouca e do zagueiro Edu Dracena.

SANTOS
Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Guilherme Santos; Marcos Assunção, Arouca, Montillo e Cícero; Miralles e Neymar. T.: Muricy Ramalho
 
PAULISTA
Richard; Thales, Dráusio, Lázaro e Rodolfo Testoni; Matheus, Kasado, Renato Ribeiro e Chiquinho; Cassiano e Marcelo Macedo. T.: Giba
 
Estádio: Pacaembu
Horário: 17h
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho