Estudantes já podem solicitar emissão do passe livre

A Secretaria Municipal de Educação deu início, ontem, à emissão do passe livre estudantil. No total, cerca de 1.500 estudantes da rede pública e universitários devem ter acesso ao benefício, cada um com direito a dois embarques por dia letivo.
A volta às aulas nas escolas da rede municipal está marcada para o dia 6 de fevereiro e da rede estadual para o dia 14.
Para fazer um novo passe ou atualização do atual o estudante deve apresentar a declaração de matrícula, comprovante de residência e fotocópia do RG e CPF. O cartão fica pronto na hora nos casos de atualização. Já para quem está emitindo o cartão pela primeira vez, o prazo é de uma semana.
O cadastro e atualização do benefício podem ser feitos na sede da Secretaria, que fica na Praça Brasil (Terminal Urbano Rodoviário), de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. O prazo é até 10 de abril. Para mais informações basta ligar no 3902-1000.
De acordo com o responsável pelo departamento de emissão do Passe Livre Estudantil da Secretaria de Educação, João Junior, por lei, têm direito ao Passe Livre os alunos matriculados na escola do bairro onde residem e cuja escola fique a mais de 1.500 metros de distância de suas residências.
“Os estudantes que foram matriculados em escolas fora de seus bairros por falta de vagas em instituições mais próximas também têm direito ao benefício, desde que apresentam uma declaração da escola comprovando a falta de vagas. Outro caso em que há direito ao uso do Passe Livre é para os estudantes universitários, independente da faculdade que estudam”, explica.
Já os alunos que, por escolha, estão matriculados em escolas fora do bairro onde residem, mas ainda sim têm interesse em utilizar o passe estudantil, têm direito a pagar 50% do valor do bilhete, ou seja R$ 1,20 (já que a passagem integral custa R$ 2,41).