Quem tem sintomas deve procurar um médico

Quem tem sintomas deve, necessariamente, procurar um médico. Esse contato é uma garantia de tratamento adequado, mas, sobretudo, uma possibilidade de impedir que a epidemia se alastre ainda mais.
Isso porque sempre que há um novo caso detectado, a Vigilância em Saúde faz o chamado bloqueio, que consiste em pulverizar inseticida para matar o mosquito adulto num raio de 300 metros a partir da casa do paciente. Sem o diagnóstico fica impossível fazer esse trabalho.
Os principais sintomas da dengue clássica são: Febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.
Já para impedir que o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) se multiplique, basta eliminar a água parada em qualquer quantidade. As dicas mais comuns: não deixar pneus velhos ao relento; cuidar de vasos de planta para que não acumule água; eliminar água de lajes e calhas. Com essas dicas simples, pode se fazer muito. O último levantamento mostrou que em Paranavaí cerca de 40% dos focos estão nos quintais das pessoas.