Paranavaí em estado de emergência por causa do número de casos de dengue

Paranavaí está em situação de emergência em função do grande número de casos de dengue e a elevada infestação pelo mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença) no município. O decreto foi assinado ontem à tarde pelo prefeito Rogério Lorenzetti.
Até a tarde de ontem, Paranavaí já registrava 287 casos confirmados da doença somente neste ano, sem levar em conta os casos registrados em novembro e dezembro. E eram 739 notificações ontem à tarde e, destas, 393 aguardam resultado.
Também é alta a infestação pelo mosquito transmissor. Segundo o último levantamento, 6,5%, contra o índice tolerável de apenas 1%.
Esta é a primeira vez que o prefeito assina este tipo de decreto em sua gestão. “Nos últimos anos a cidade enfrentou um surto de Gripe A, foi afetada por uma forte tempestade, que inclusive causou a queda de uma ponte, mas, mesmo assim, não chegamos a decretar estado de emergência. Se estou fazendo isso hoje é por absoluta necessidade”, destacou Lorenzetti.
Com o decreto, o município passa a ter algumas prerrogativas de enfrentamento à dengue, tais como contratações e compras emergenciais sem obedecer ao trâmite licitatório. Uma licitação pode demorar mais de 30 dias, tempo demais para o enfrentamento de um problema com tal emergência.
Segundo o prefeito, com esta medida o município poderá buscar reforço e captar recursos emergenciais junto aos governos Federal e Estadual, a fim de combater a epidemia, e contratar agentes de saúde temporários – sem necessidade de concurso.
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, é considerada epidemia o registro de 300 casos por 100 mil habitantes. No caso de Paranavaí, tal cenário se verifica ao atingir 257 casos. A cidade tem pouco mais de 82 mil moradores.