Prefeito de Paranavaí fala em estado de emergência por causa da dengue
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a situação é de alerta em Paranavaí e o prefeito Rogério Lorenzetti reuniu os secretários de Meio Ambiente, Infraestrutura e Saúde para recomendar que se preparem para um possível estado de emergência, que deve ser decretado em poucos dias.
“Para decretarmos estado de emergência é necessário que o município atinja um índice de 257 casos confirmados de dengue. Se não houver um refluxo da epidemia, se o número de casos continuar crescendo no ritmo que está, em menos de uma semana vamos atingir esta marca”, aponta o prefeito.
Na reunião entre o prefeito e os secretários Agamenon Arruda (Saúde), João Marques (Meio Ambiente) e Eurípedes Lemes Silva (Infraestrutura), foram discutidas ações de preparação para este estado de emergência.
“Um ponto é certo: vamos contratar, através de recursos do Governo do Estado, quatro equipes com caminhão e pessoal para um mutirão de recolhimento de lixo e entulhos na cidade. Este trabalho já está sendo feito pelas equipes da Infraestrutura e o caminhão de apoio da Vigilância Sanitária, mas precisamos somar mais forças para combater este problema sério em Paranavaí”, explica Rogério.
O prefeito frisou ainda que a contratação das quatro equipes vai acontecer, independente de ser decretado estado de emergência ou não.
Os secretários e o prefeito também decidiram em consenso pela nomeação de um coordenador geral para organizar as ações de combate à dengue com todas as secretarias envolvidas.
Casa da Dengue já atendeu mais de 500 casos suspeitos em quatro dias
A Casa da Dengue, que entrou em funcionamento nesta semana, atendeu mais de 500 casos de suspeita de dengue nos quatro dias de funcionamento. Até quinta-feira, foram 357 atendimentos e ontem, até às 17h, outras 150 pessoas já haviam sido atendidas.
“Montamos este posto provisório como uma alternativa para desafogar o PA. Ele deve ser utilizado prioritariamente pelos moradores da região central da cidade, que não têm uma UBS fixa de cobertura. Os demais moradores dos bairros podem e devem continuar sendo atendidos pelos postos de saúde de sua região”, enfatiza o secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza.
Serviço:
A Casa da Dengue fica na Rua Santa Catarina, nº 2.615, em frente à Casa da Vacina. O horário de funcionamento vai das 7 às 19 horas, sem intervalo para o almoço.