39,54% pagaram IPTU com desconto

39,54% dos contribuintes pagaram o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano 2013) à vista, aproveitando o desconto de 20%. O prazo acabou na última sexta-feira.
Esse volume representou arrecadação de cerca de R$ 7 milhões, conforme antecipou ontem o secretário de Gestão Pública, Gilmar Pinheiro.
O montante é um avanço em relação a anos anteriores. Em 2012, por exemplo, o total arrecadado em igual período chegou a 32% do valor global. Neste ano foram emitidos carnês de 40 mil unidades (lotes).
Passada a primeira fase, Pinheiro lembra que ainda é vantajoso pagar o IPTU até o próximo dia 8 de fevereiro, aproveitando o desconto de 15%. Após essa data, ganhará 10% quem quitar até 11 de março. Ele lembra que os descontos são superiores aos rendimentos de qualquer aplicação financeira.
Enquanto estimula o pagamento do IPTU à vista, a Prefeitura também está cobrando na justiça os tributos atrasados, incluindo ISS, alvará e outros. Pelos cálculos da secretária o valor em atraso soma R$ 30 milhões, compondo a chamada dívida ativa.
Pinheiro detalha que o município envia cobrança judicial a partir dos maiores valores. Atualmente já está em cobrança judicial o IPTU de 2011 e, em breve, deverá entrar o primeiro lote de inadimplentes de 2012.
PEDIDOS DE REVISÃO – Neste ano caiu o número de contribuintes pedindo revisão dos valores devidos. Ainda sem o fechamento, o fiscal tributário Fernando Albuquerque confirma a redução. Ele acredita que tal fator se deve ao maior esclarecimento por parte dos contribuintes em relação às mudanças da lei (PMAT – Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos).
Albuquerque esclarece que todas as pessoas que solicitaram revisão até a última sexta-feira (dia 11) poderão receber 20% de desconto, desde que tenham razão no pleito. Caso contrário, pagarão com o desconto previsto para o momento da decisão (15% até o dia 8).