Estado de emergência vai facilitar combate a dengue em São Carlos

O prefeito de São Carlos do Ivaí, Paulo Francisco Marinho Dutra, decretou estado de emergência na cidade. Com isso, o município espera facilitar e ganhar agilidade na aplicação de algumas medidas necessárias para enfrentar o surto de dengue.
Na pauta das autoridades está a contratação de novos agentes de combate a endemias. Hoje são apenas cinco servidores fixos fazendo o serviço. A secretária de Saúde, Cíntia Primom Tavechio, antecipa que também haverá novo arrastão na cidade, como forma de reforçar a necessidade de combate ao mosquito.
O arrastão vai recolher entulhos e lixo espalhados pelas ruas.
A cidade tinha até a tarde de ontem 159 casos confirmados de dengue e outros 100 exames aguardando resultados. O índice caracteriza surto. A cidade tem cerca de 6 mil habitantes.
O surto é confirmado quando a cidade atinge 300 casos para cada 100 mil moradores. Numa projeção usada para fins estatísticos, a cidade contabiliza 2.313 casos por 100 mil habitantes.
A secretária tem se reunido diariamente com os médicos que trabalham no município. Ela detalha que a confirmação da doença para novos casos pode se dar apenas por diagnóstico clínico. Dos 267 exames coletados até o momento, apenas 36 foram descartados.
Recentemente também o município de Itaúna do Sul decretou estado de emergência. A cidade tem três casos confirmados desde que a doença voltou a ser registrada na região, em outubro do ano passado.