Muricy aposta em nova evolução de Neymar e auge na Copa-2014

SÃO PAULO – Neymar iniciou na última semana a quinta e talvez última temporada completa pelo Santos – o atacante deve deixar o clube no meio do ano que vem, após a Copa. Até lá, Muricy Ramalho aposta que seu principal jogador terá nova evolução em 2013.
"Neymar é aquele negócio, não esgota nunca. Quando você pensa que é só aquilo, aí aparece alguma coisa diferente", disse o treinador.
Muricy dedicou boa parte da sua primeira entrevista do ano para falar do camisa 11. Ao contrário do último semestre, o treinador acredita que Neymar não será o único protagonista da equipe.
"Não vai ser só a contratação do Montillo. Teremos outras opções e o Neymar vai ter mais facilidade. Estão chegando jogadores de nível”.
O atacante Robinho pode ser um dos reforços mencionados pelo técnico, mas o clube encontra dificuldades para fechar a negociação com o Milan por conta do valor pedido (cerca de R$ 25 milhões).
Em 2013, o Santos pode ficar sem disputar um torneio internacional pela primeira vez em três anos. Algo raro nos tempos de Neymar.
Ausente da Libertadores, a única possibilidade seria a Copa Sul-Americana, mas o time só irá disputá-la se for eliminado antes das oitavas de final da Copa do Brasil.
Em 2009, quando Neymar estreou, o time também não disputou torneios continentais. No ano seguinte participou da Sul-Americana, mas caiu ainda na fase nacional. Depois vieram duas Libertadores – incluindo o título de 2011 – e o Mundial de Clubes.
Outro desafio para Neymar será a possível maratona.
O Santos terá no mínimo 61 jogos na temporada e pretende contar com o craque o máximo de vezes possível. Pela seleção, serão ao menos 15 partidas entre amistosos e Copa das Confederações, caso o técnico Luiz Felipe Scolari o convoque em todos eles.
"Ele está animado, bem fisicamente. A gente espera um bom ano. Ele nunca estacionou", disse Muricy. O atacante, com contrato até julho de 2014, fez 206 jogos no clube, com 124 gols e seis títulos.
Neymar pode iniciar 2013 com um troféu. Na segunda, na entrega da Bola de Ouro da Fifa, será anunciado o vencedor do Prêmio Puskás, concedido ao autor do gol mais bonito de 2012 por votação on-line. Em 2011, ele ganhou.