Empresários fazem balanço positivo das vendas de Natal
Relatório do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), fornecido pela Aciap, indica que as consultas de crédito entre os dias 1º e 24 de dezembro deste ano aumentaram 11,64% em relação ao mesmo período de 2011. Em números absolutos, o crescimento passou de 14.147 no ano anterior para 16.011 em 2012.
Costa destaca que as compras à vista e aquelas com cartões de crédito e débito não requerem consultas ao SCPC, por isso, o índice de vendas deve ter superado os 20%.
O empresário Márcio Magalhães contabilizou aumento de 15% nas vendas em relação a 2011. “O movimento melhorou e os consumidores mudaram os hábitos de consumo”, destacou. Segundo ele, o acesso à informação e o uso de cartões estão facilitando a vida dos consumidores na hora de fazer compras.
Os mesmos 15% foram registrados no estabelecimento comercial de Vandercil Campano. Segundo o empresário, foi um ano de resultados positivos para o setor de confecções, especialmente com as compras à vista, mais vantajosas para os clientes e para os comerciantes, que veem o índice de inadimplência reduzido.
O OUTRO LADO – Mas nem todos os lojistas tiveram o desempenho esperado para este final de ano. Nilson Dorival Esperandio afirmou que o volume de vendas teve redução de 30% na comparação com 2011. “Considero que o poder aquisitivo (dos consumidores) está menor”, avaliou o empresário.
Na empresa onde Karen Franciele Moraes é operadora de caixa, os resultados também foram negativos: 20% a menos do que no ano passado. Segundo ela, o movimento nas ruas estava, sim, muito maior do que em 2011, “mas o pessoal gastou menos, abaixo do esperado”.
Procon dá dicas para a troca de presentes
Depois de receber um presente de Natal, você percebe que o tamanho é menor do que o que você utiliza. A cor não agradou. O produto tem algum defeito. O que fazer? Para auxiliar os consumidores, o coordenador do Procon de Paranavaí, Charbel Yones dá algumas orientações que podem ajudar na hora da troca.
O primeiro ponto a ser considerado é que as empresas não são obrigadas a fazer a troca de produtos caso pelo simples fato de o consumidor não ter gostado. “É uma opção que os lojistas fazem para agradar o cliente”, diz.
No caso de produtos com defeitos, os consumidores precisam ficar atentos aos prazos. Em relação aos bens não duráveis (alimentos e peças de vestuário, por exemplo), são 30 dias para que o lojista seja informado e tome as devidas providências, solucionando o problema do cliente. Já para os bens duráveis (eletrodomésticos e veículos) o prazo para que o fornecedor seja informado é de 90 dias. Se o produto for adquirido pela internet, o consumidor tem até sete dias para desistir da compra.
Sorteio de prêmios da Aciap será na sexta
A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) realiza amanhã o sorteio de três carros zero quilômetro e três TVs de LCD de 32 polegadas. Trata-se da última etapa da Campanha “Aciap presente o ano inteiro”, que distribui prêmios nas principais datas comemorativas de 2012. Interessados em acompanhar o sorteio devem ir até a sede da entidade, na Rua Pernambuco, 766, no centro, às 11h30. Para os lojistas, a orientação é que depositem os cupons dos clientes na urna, na Aciap, até amanhã, às 11 horas.