Público e especialistas elegem melhores selos de 2011

O conjunto de selos Árvores Brasileiras – Tesouros Nacionais, com foco na preservação das florestas, foi eleito a melhor de 2011 na votação popular. O júri filatélico, formado por especialistas, escolheu o se-tenant Lendas do Folclore Brasileiro, quatro selos que formam um só desenho. As votações acontecem sempre a partir de março do ano seguinte ao lançamento dos selos.
Criada por Dayse Ramos e Millie Britto, o preferido do público apresenta, em quatro selos, o tronco de uma árvore em diferentes estágios de crescimento. Microletras formam as palavras “vida” e “preservação” no tronco e no gramado; e nomes de árvores brasileiras na copa da árvore. A emissão inclui, ainda, minifolha com uma finíssima lâmina de cedro que permite fazer uma dobradura dos selos.
Com traço e cores característicos de Jô Oliveira, o se-tenant Lendas do Folclore Brasileiro foi eleito o melhor na categoria arte filatélica. O curupira, a mãe-do-ouro, o boto e a mula-sem-cabeça são personagens da quadra, também disponível em mini-folha.
Mais de 20 mil pessoas participaram da votação popular, realizada pela internet e por cédulas de votação. Para 93% delas, os selos de 2011 são mais atraentes do que os do ano anterior. Cinco coleções filatélicas foram sorteadas entre os participantes. Os ganhadores foram Andreia Sandra de Oliveira Sousa – Teresina/PI, Camilo Alves Martins – São Paulo/SP, Cinthia Alencar de Sena – Cubatão/SP, Elane Fereira de Oliveira – Oiapoque/AP e Franciele Espilato de Assunção – Maringá/PR.