CAPS II realiza confraternização de final de ano com pacientes e familiares

Pacientes e parentes de pessoas em tratamento no Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS II (que trata de doenças mentais) participaram na tarde de quinta-feira) de uma confraternização no salão de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP).
A “Oficina de Socialização” como é chamado o evento, contou com a presença de cerca de 120 pessoas que assistiram a declamação de poesias e apresentação de músicas.
“Essa confraternização é fundamental para que os pacientes possam interagir com pessoas que normalmente elas não convivem. No dia a dia o trabalho é desenvolvido em módulos de acordo com o grau do problema do paciente”, enfatizou o coordenador dos CAPS do município, Ariovaldo Vieira Martinez.
Durante a confraternização o prefeito Rogério Lorenzetti, destacou a ótima qualidade no tratamento em saúde mental em Paranavaí e salientou que hoje a cidade está entre as melhores do país com relação ao atendimento a pacientes com problemas mentais. “Paranavaí deve se orgulhar da estrutura que possui, pois, são atendidas mais de 500 pessoas nos CAPS e grande parte das verbas é destinada pelo próprio município”, enfatizou.
CAPS II – Atualmente, cerca de 300 pessoas acima de 18 anos, realizam tratamento no Centro e recebem tratamento multiprofissional com a presença de assistente social, enfermeiro, psicólogo, pedagogo e médico psiquiatra.
Os pacientes são atendidos em três módulos diferentes, de acordo com o grau do problema: o intensivo (de segunda à sexta-feira), o semi-intensivo (três vezes por semana) e o não intensivo (com apenas um atendimento semanal).
É desenvolvido também um trabalho de acolhimento junto às famílias dos pacientes para que elas aprendam a lidar melhor com a doença do seu ente querido e minimizem os efeitos do problema no dia a dia.