PM abre edital para contratação de 5.264 policiais e bombeiros

CURITIBA – A Polícia Militar está com inscrições abertas para o concurso público que contratará 4.445 policiais militares e 819 bombeiros militares.
As metas e outros detalhes do concurso foram acertados em reunião com os diretores da Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Paranavaí (Fafipa), que será responsável pela organização do concurso.
Atualmente a Polícia Militar conta com efetivo de 19.500 policiais em todo o Estado. A última contratação foi de 2.510 policiais militares, 526 bombeiros militares e 189 cadetes, sendo que alguns já se formaram e outros se formarão até março.
A remuneração durante o curso de formação é de bolsa-auxílio no valor de R$ 1.463,03, que é referente ao salário de um soldado de 2º classe, e após a conclusão o soldado, agora de primeira classe, recebe o valor de R$ 3.225,99. As inscrições seguem até o dia 21 de janeiro, às 14 horas.
CONCURSO – As provas estão previstas para 24 de fevereiro de 2013, e contará com 40 questões objetivas de Português, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e atualidades. Haverá também questão discursiva e redação. Todo o conteúdo será de nível de ensino médio (2.º grau) e está disponível no edital.
As vagas serão regionalizadas sendo: 1.º Núcleo – Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; 2.º Núcleo – Londrina e região; 3.º Núcleo – Maringá e região; 4.º Núcleo – Ponta Grossa e região; 5.º Núcleo – Cascavel e região.
Os inscritos poderão escolher a região em que irão tentar a vaga. Para se inscrever os candidatos devem ter ensino médio completo, idade máxima de 30 anos, estar em dia com suas obrigações eleitorais e com o serviço militar.
O processo de avaliação será dividido em prova escrita, teste físico, avaliação psicológica, exame clínico e avaliação social. Todas as demais informações como nota de corte, conteúdo programático e as regiões escolhidas, estarão disponíveis no edital publicado no site www.fafipa.org
FAFIPA – A Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Paranavaí é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da educação superior, em cursos de Pós-Graduação, de formação, na capacitação docente, na construção de projetos educacionais e em concursos públicos. De acordo com a Lei nº 8.666/93, a Fundação de Apoio à Fafipa está isenta de concorrer a licitações para prestar serviços a instituições públicas.
A reunião para definir regras e diretrizes do concurso foi realizada na manhã de segunda-feira (10/12), no Quartel do Comando-Geral. Estiveram presentes o subcomandante-geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, o major Gilson Luiz Semmer, chefe do Centro de Recrutamento e Seleção, e Onivaldo Izidoro Pereira, diretor-presidente da Fafipa.