Vereadores prometem registrar chapa hoje

Um grupo de vereadores eleitos promete registrar chapa hoje para a disputa da mesa diretora da Câmara de Paranavaí. O grupo, que contava pelo menos seis dos dez votos até a tarde de ontem, é liderado pelo vereador Mohamed Soumailli, candidato a presidente.
Por outro lado, o também candidato José Galvão garante que não jogou a toalha e conta com apoios políticos para permanecer na disputa.
Soumailli deu um passo importante ontem para consolidar a sua candidatura. Durante o seu programa diário na Rádio Transamérica FM, o grupo hipotecou apoio público. Ele conta com apoio de Claudemir Barini, Leonildo Martins, Walter dos Reis, Aldrey Azevedo e Josival Moreira, que, embora ausente durante a entrevista, também está com o grupo.
O candidato afirmou que conta ainda com o voto de Zenaide Borges. O problema é que ela aparece também na conta do postulante José Galvão, inclusive com cargo na mesa diretora. Zenaide não foi localizada ontem à tarde para comentar a situação.
No final da semana passada ela declarou que estava analisando as posições.
A chapa a ser registrada hoje deve ter Soumailli na presidência, Barini na vice, Leonildo na 1ª secretaria e Walter na 2ª secretaria. Enquanto isso, Galvão pretende montar o seu grupo com Roberto Picorelli (Pó Royal), Antônio Alves e Zenaide, “escalada” por Galvão para vice-presidência.
Candidato mais cotado, Soumailli procura diminuir o fato de o seu partido (PMDB) ter lideranças defendendo outra chapa. Ele adverte que é apenas parte do PMDB e por isso não se preocupa. Mas, admitiu que estranha alguns posicionamentos. Prefere não polemizar, mesmo diante da “propensão” de o prefeito Rogério Lorenzetti apoiar o seu adversário. Ele é líder do prefeito na Câmara.  
Mohamed Soumailli, 45 anos, é radialista há 23 anos. Atuou no comércio vários anos e assumiu uma cadeira na Câmara em 2007 com a morte do titular Ady Zacarkin, em setembro daquele ano. Na atual legislatura, embora seja suplente, deve cumprir o mandato integral, pois o titular Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), se licenciou desde o início para ser secretário de Desenvolvimento Econômico. Pela primeira vez eleito no último dia 7 de outubro, Soumailli obteve 1.811 votos, ficando em segundo lugar no PMDB.
Mesmo com os números (na disposição atual) indicando vitória da chapa de Mohamed, José Galvão (PR) não jogou a toalha. Entende que a fase é de mobilização política, já que não se considera dono da candidatura. Reforça que tem apoios importantes, incluindo o PMDB. Com a experiência de três mandatos, ele avalia que é normal o processo em curso. Diz que é possível ganhar a eleição
Pelo regimento interno, os vereadores podem registrar chapas até o último dia de expediente na Câmara, ou seja, 28 de dezembro, às 18 horas. Não é permitido que o vereador esteja em mais de uma chapa.
No entanto, nada impede um vereador de estar inscrito numa chapa e votar em outra. Também não se descarta retiradas de comum acordo e montagem de um grupo de consenso. A eleição da mesa diretora acontece após a posse, no dia 1º de janeiro de 2013. O mandato é de dois anos.