Estudantes premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa

Na última segunda-feira (10) foi realizada em Brasília a cerimônia de encerramento da Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo MEC. Dos 152 finalistas selecionados nos encontros regionais, nas categorias poema, crônica, artigo de opinião e memórias literárias, 20 foram os premiados.
O primeiro semestre foi de realização de oficinas que resultaram nos textos finais que participaram da seleção das Etapas: Escolar, Municipal, Estadual e Regional.
Participaram alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da rede pública brasileira.
A região de Paranavaí foi representada na Etapa Regional (região sul) por 4 alunos: categoria poema, Gabriela Valério Conelheiro, do 6º ano, do Colégio Caetano Munhoz da Rocha, de Nova Aliança do Ivaí, aluna da professora Rita de Cássia da Silva; de Tamboara, do Colégio Estadual Duílio Trevisani Beltrão,  foram selecionados 3 alunos da professora Vanicléia de Oliveira Sousa Rebelo, Thalia dos Santos Alves, na categora crônica, Nathalya Cristina Trevisanutto, com memórias literárias e Sineudo Pedro dos Santos, na categoria artigo de opinião.
A professora Vanicléia de Oliveira Sousa Rebelo, já premiada na Olimpíada de Língua Portuguesa, edições de 2008 e 2010, teve em 2012 a aluna Nathalya Cristina Trevisanutto, vencedora na categoria Memórias Literárias, que ficou entre as 5 (cinco) melhores do Brasil, neste gênero.
As professoras Rita de Cássia da Silva e Vanicléia de Oliveira Rabelo tiveram seus relatos de prática selecionados, recebendo como prêmio um netebook.
Alunos e professores vencedores nesta edição receberam medalhas, um notebook e uma impressora. O CE Duílio Trevisani Beltrão recebeu como premiação 10 computadores, um projetor de multimídia, um telão, além de livros para a biblioteca.
O objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa é colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita e oportunizar ações de formação continuada para professores, a fim de orientar a produção de textos dos alunos da rede pública.
A Olimpíada é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPC).