Igreja apresenta ações para o Ano da Fé

Durante a entrevista coletiva do bispo diocesano, Dom Geremias Steinmetz, realizada ontem, foram apresentadas algumas ações definidas para 2013 – o Ano da Fé, conforme orientação do Papa Bento 16. Em 2013 o Brasil vai sediar a Jornada Mundial da Juventude, evento que terá repercussão em todo o país.
As metas divulgadas foram retiradas da Assembleia Diocesana, realizada no mês de novembro. Trata-se de uma instância em que participam o bispo, todos os padres, coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, além de três pessoas escolhidas pelas paróquias.
Conforme o bispo Steinmetz, ficou definido no nível diocesano: Promover na Diocese uma jornada de estudo sobre o Catecismo da Igreja Católica; Aproveitar a celebração dos Santos Óleos como celebração do Ano da Fé; Valorizar o sacramento da penitência. Realização de celebrações penitenciais e confissões, especialmente em momentos fortes: advento e quaresma. A esta proposta o bispo acrescenta que em breve serão divulgados critérios para que os fiéis possam obter a Indulgência Plenária; Refletir nas próximas Semanas Teológicas sobre temas específicos do Concílio vaticano II.
No nível paroquia são metas: Difundir nas paróquias o Catecismo da Igreja Católica, aproveitando os subsídios oferecidos – pelo Regional Sul II – CNBB; Que as celebrações dominicais, durante o Ano da Fé, seja rezado o Credo Niceno Constantinopolitano; Imprimir o credo Niceno Constantinopolitano e a Oração Vocacional para serem entregues às famílias, possibilitando a sua oração neste Ano da Fé.
Conforme explica o bispo, o Papa Bento 16 tem se mostrado preocupado com a situação da fé no mundo. O Ano da Fé tem dois objetivos principais: a renovação da Igreja e a Nova Evangelização.