Queda de árvore comprometeu abastecimento de água e energia em Santo Antônio do Caiuá

A queda de uma árvore na rede que fornece energia elétrica para os poços e estações elevatórias, provocou desabastecimento de água e de energia elétrica em Santo Antônio do Caiuá. O fato se deu no final da tarde de sábado e tudo se normalizou a partir do final da manhã de domingo.
Um vento localizado provocou a queda, disse um morador, acrescentando que não foram registrados outros danos. Logo depois choveu, o que acabou contribuindo para baixar a temperatura, reduzindo o consumo de água.
De acordo com a testemunha, a queda da árvore rompeu a rede de energia elétrica da cidade, comprometendo o bombeamento da água para a rede.
As equipes da Copel trabalharam desde o acidente, restabelecimento o abastecimento de energia no final da manhã, quando também a água voltou às torneiras da cidade de forma gradativa.
As informações sobre a interrupção foram confirmadas em informe da Sanepar. Na nota, distribuída anteontem, a empresa reforçou que só ficariam sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. Em qualquer cenário e, sobretudo nas emergências, é preciso evitar desperdícios.