47ª edição do Femup terá sete dias de programação

Embora o 47º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) seja realizado nos dias 16 e 17 de novembro, a Fundação Cultural está preparando uma semana inteira (sete dias) de atividades culturais para a população no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa e Biblioteca Municipal Júlia Wanderley.
A grande novidade para este ano é o lançamento do 1º Femupinho, uma versão do festival que vai envolver os alunos do ensino fundamental. A iniciativa é uma parceria da Fundação Cultural com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de estimular nas crianças o interesse pelas artes, além de proporcionar a elas uma experiência semelhante com a dos participantes do Femup.
O Femupinho vai envolver alunos do 2º ao 5º ano. Cada escola podia indicar uma criança para representá-la e, depois de uma fase eliminatória, 36 alunos vão participar do festival nas categorias poesia e declamação. Ao final das declamações, que acontecem no dia 13, a partir das 13h30, todos os participantes serão premiados com 10 antologias do 1º Femupinho, um troféu Barrigudinha e uma camiseta.
Como já é tradição, a entrada para todos os dias de programação é gratuita. Lembrando que o Femup é o festival mais tradicional da região e um dos mais antigos do Paraná e do Brasil. Nas duas noites de gala é sempre esperado um grande público.

Programação completa do 47º Femup:
Dia 11/11 – domingo

No domingo, às 20h30, no Teatro Altino Costa, a Semana do Femup se inicia com a apresentação do Coral Municipal, coordenado pela maestrina Ester Back, e de coros convidados, além da participação especial do Quinteto Royal Brass.

Dia 12/11 – segunda-feira
Na segunda-feira, às 20h30, a Fundação Cultural vai levar mais um evento gratuito ao público por meio do Projeto Portas Abertas. Será um cabaré artístico que reúne no Teatro Municipal várias modalidades em curtas apresentações.

Dia 13/11 – terça-feira
Na terça-feira, às 20h30, o Teatro Altino Costa recebe o 1º Femupinho, uma versão do Femup com estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Cada escola vai apresentar os seus representantes nas categorias poesia e declamação. No total, serão 36 premiados com antologias e troféu Barrigudinha.

Dia 14/11 – quarta-feira – (Na Praça dos Pioneiros)
Na quarta-feira, às 8h30, em comemoração aos 60 anos de Paranavaí, vai ser realizada uma caminhada com ponto de partida na Praça dos Pioneiros. Às 9h haverá também uma feira de serviços gratuitos para a população. Às 15h, começa uma série de atividades recreativas que se encerra às 18h, horário previsto para começar as apresentações da Orquestra de Sopros Paranavaí, Banda Tennessee, Banda Patroa, Sirley Leonardo e grupos de fanfarra. Às 21h30, o grupo Razão Brasileira vai fazer um show na Praça dos Pioneiros.

Dia 15/11 – quinta-feira
Na quinta-feira, às 17h, o escritor Paulo Marcelo vai lançar na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley o livro “O Lendário Capitão”. A obra que mistura realidade e ficção tem como protagonista o capitão Telmo Ribeiro, um dos personagens mais controversos da história de Paranavaí. Às 20h30, a Banda Regra Três, de Londrina, vai fazer um show gratuito baseado em samba tradicional e samba-rock no Teatro Municipal.

Dias 16 e 17/11 – sexta-feira e sábado
Na sexta-feira e no sábado, a programação vai ser retomada às 15h com as tradicionais leituras dramáticas de contos na Biblioteca Júlia Wanderley. As duas noites de gala começam às 20h30. Na categoria música, se apresentam os artistas classificados na fase regional e nacional. Haverá também muita declamação de poemas entre as apresentações musicais.