Enem reúne 2.756 estudantes em Paranavaí no fim de semana
Estudantes de todo o Brasil realizam, neste final de semana, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Paranavaí, a avaliação será aplicada nas salas de aula da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fafipa) e da Universidade Paranaense (Unipar). Serão 2.756 alunos do Ensino Médio de várias cidades da região Noroeste. Outros 958 estudantes farão as provas do Enem em Nova Esperança, onde a avaliação será distribuída nos Colégios Estaduais Costa Monteiro e São Vicente de Paulo.
De acordo com Magnez Heckmann Casado, técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE), no sábado e no domingo os portões serão abertos ao meio-dia, e as provas terão início às 13 horas. Os estudantes devem levar um documento com foto (Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo), o comprovante de inscrição e uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente. O uso de celular e calculadora não será permitido.
Magnez faz algumas orientações para que os estudantes não tenham problemas na hora de realizar as provas. “Confira o cartão-resposta, veja se seu nome está escrito corretamente. Identifique a cor da prova e verifique se corresponde à cor do cartão-resposta. Leia as orientações na capa do caderno de provas, analise cada questão com cuidado, mas fique atento ao horário”. Ela também fala sobre a necessidade de atenção na hora de passar as respostas para o cartão. “Não serão substituídos”, alerta.
A técnica pedagógica do NRE informa que os estudantes podem – e devem – levar água para a sala de aula “especialmente porque tem feito bastante calor nos últimos dias”, ressalta. Também é permitido levar alimentos que não interfiram no andamento da prova, por exemplo, chocolate, barra de cereais e bolachas.
SERVIÇO – No sábado, as provas terminam às 17h30. No domingo, quando os alunos terão de fazer a redação, o prazo para entregar a avaliação termina às 18 horas. Pessoas portadoras de deficiência farão as provas na Unipar. Sabatistas, na Unespar/Fafipa. Para os estudantes cujos nomes começam com a letra “A” até Ivanildo Lino de Oliveira serão avaliados na Unespar/Fafipa. A partir de Ivonete Mendes de Paula dos Santos, as provas serão na Unipar.
Dicas para evitar problemas no Enem, que acontece no final de semana
ERRO 1: CHEGAR ATRASADO
Fique atento ao relógio. As provas começam às 13h (horário de Brasília), mas programe-se para chegar até as 12h. Lembre-se do horário de verão
ERRO 2: PERDER-SE NO CAMINHO
Faça o trajeto até o local da sua prova antes do dia do exame e confirme as opções de transporte.
ERRO 3: NÃO LEVAR O DOCUMENTO
Só faz a prova quem mostrar documento original com foto. Servem o RG, a carteira de trabalho, o passaporte, o certificado de reservista ou a carteira de motorista. Cópias (mesmo as autenticadas) NÃO valem
ERRO 4: LEVAR COISA DEMAIS
Para fazer a prova, você só precisa levar documento e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. DEIXE EM CASA: lápis, lapiseira, borracha, material de consulta, óculos escuros, relógio, boné e qualquer aparelho eletrônico (incluindo o celular!*)
*Nota: se precisar MESMO levar o celular, deixe o aparelho totalmente desligado no porta-objetos fornecido pelo aplicador antes da prova. Caso contrário, é melhor não correr o risco de esquecer o telefone dentro do bolso, né?
ERRO 5: NÃO IDENTIFICAR O CADERNO DE PROVA
Logo no início, marque no cartão-resposta a cor do caderno de questões e a frase apresentada na capa (pode não sobrar tempo no final!). Também confira se seus dados nos cartões de resposta, na folha de redação e na lista de presença estão corretos
ERRO 6: PULAR QUESTÕES DIFÍCEIS
Resolva as questões na ordem da prova. Se ficar em dúvida, marque uma resposta "provável” e volte ao item depois, se tiver tempo. Evite trocar a resposta das questões que você já resolveu com facilidade (uma segunda leitura pode confundir)
ERRO 7: PERDER TEMPO
Em média, você tem 3 minutos para resolver cada questão. No segundo dia, reserve tempo para escrever a redação e não se esqueça da prova de língua estrangeira!
ERRO 8: NÃO COMPLETAR O GABARITO
Organize seu tempo para preencher o cartão de resposta sem atropelos. No dia da redação, faça isso antes de começar a escrever
DICAS ANTES DA PROVA
Nos dias antes da prova, evite mudanças radicais na rotina. Reduza o timo de estudos e faça programas leves, como ir ao cinema. Balada, jamais
ATENÇÃO
Confirme o local de prova no site enem.inep.gov.br ou pelo telefone 0800-616161
NÚMEROS
5.790.989
É o número de candidatos inscritos nesta edição. Em 1998, quando o exame teve início, foram 157.221 inscritos
USO DO ENEM
As universidades têm autonomia para usar a nota do Enem da forma que preferirem. Na grande maioria dos casos, o exame é utilizado de três formas:
1. substituir todo o processo de seleção da instituição
2. substituir a primeira fase do vestibular
3. ser usado como bônus na nota do candidato em vestibular próprio da universidade