Concorrência para concessão do Maracanã começa na segunda-feira
O documento será publicado para consulta pública e será avaliado em audiências públicas, quando poderá passar por alterações.
O Maracanã passa por reforma ao custo de R$ 859 milhões. A obra tem previsão para ser concluída em fevereiro do ano que vem. Cabral disse que pretende concluir a disputa pela concessão junto com a obra.
"Sugiro que várias empresas participem. O Maracanã é um equipamento que, na mão da iniciativa privada, pode dar alta rentabilidade. Menos pelo ingresso cobrado do que pelos atrativos que pode oferecer."
Cabral disse que o vencedor terá de pagar uma "outorga para valer", além de realizar investimentos. Mas não quis informar o valor de ambos.
A base do edital será estudo de viabilidade econômica feito pela empresa IMX, do empresário Eike Batista. A Casa Civil estadual, porém, deve reduzir o total de intervenções propostas pela empresa.
Cabral disse ainda que o antigo Museu do Índio, ocupado por indígenas, será demolido. Para o governador, o imóvel "não tem a mínima importância histórica".