Dia Mundial de Saúde Mental terá atividades recreativas

Hoje, 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Saúde Mental em todo o país. E para marcar o dia, a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma mostra de atividades que estará aberta à participação da população, das 14h às 18h, em frente à Prefeitura.
Entre as atividades, estão programadas recreação com pintura para crianças, escovódromo, CINE CAPS (com a exibição de filmes e documentários sobre substâncias psicoativas), apresentação da Banda CAPS AD, distribuição de folders informativos e demonstração do Protocolo de Atendimento praticados em todas as unidades de atendimento a pacientes na área de Saúde Mental do município.
Atualmente, Paranavaí conta com quatro unidades de atendimento na área de Saúde Mental: o CAPS II (Centro de Atendimento Psicossocial), o CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas), o CAPS i (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil) e a CAT (Casa de Acolhimento Transitório). As atividades programadas para esta quarta-feira (10) têm o intuito de levar esclarecimentos à população quanto à oferta de tratamentos aos transtornos mentais e dependência química disponíveis no município.

Saiba mais sobre as unidades de tratamento em Saúde Mental de Paranavaí:
•    CAPS II (Centro de Atendimento Psicossocial) – Atende os usuários portadores de transtornos mentais e comportamentais (clientela adulta) com tratamento durante o dia (das 8h às 18h), semanalmente, segundo o Plano Terapêutico.
•    CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas) – Atende aos usuários de substâncias psicoativas (álcool, drogas e tabagismo), segundo o Plano Terapêutico definido para cada caso clínico. O tratamento ocorre das 8h às 17h, semanalmente. Clientela adulta.
•    CAPS i (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil) – Atende a clientela infantil e adolescente, portadores de transtornos mentais e comportamentais e decorrentes do uso de substâncias psicoativas, segundo Plano Terapêutico definido para cada caso clínico. O tratamento ocorre das 8h às 18h, semanalmente.
•    CAT (Casa de Acolhimento Transitório) – Atende aos usuários de substâncias psicoativas, encaminhados pela avaliação psiquiátrica do CAPS AD, decorrentes de situações de vulnerabilidade social, necessitando de suporte de acolhimento. É um serviço de caráter transitório da Rede de Atenção Psicossocial, para clientela adulta. O Plano Terapêutico inicial é para o período de 40 dias.