Santa Isabel do Ivaí agora pode exportar frutos frescos para o Mercosul

O município de Santa Isabel do Ivaí está habilitado à exportação de frutos frescos para países do Mercosul. A Resolução nº 1, de 19 de julho de 2012 do Ministério de Agricultura reconhece o Sistema de Mitigação de Risco – SMR da praga Anastrepha grandis em cultivos de cucurbitáceas (abóbora, moranga, melancia e melão) que estabelecem restrições quarentenárias em relação à praga em questão.
No âmbito do Mercado Comum do Cone Sul – Mercosul, a Argentina e o Uruguai somente autorizam a importação de frutos frescos de cucurbitáceas oriundos do Brasil se produzidos em áreas reconhecidas oficialmente como livres de A. grandis, ou sob aplicação de um SMR para a praga, caso a produção tenha ocorrido em regiões não reconhecidas com áreas livres.
A publicação da resolução em questão é resultado de um trabalho iniciado em 2009, coordenado pela ADAPAR (na época, DEFIS/SEAB) e supervisionado pelo MAPA, que consistiu, inicialmente, na implantação de um sistema de monitoramento de A. grandis em área de produção de melancia e moranga, pré-requisito para a implantação do SMR.
A exportação de frutos frescos de cucurbitáceas é muito interessante para o Paraná e, principalmente, para a região Noroeste do Estado e em especial o município de Santa Isabel do Ivaí, em virtude das condições climáticas que permitem o cultivo de cucurbitáceas durante o ano todo e da localização geográfica, que possibilita menor custo do frete para escoamento da produção até o mercado importador.
A defesa agropecuária atua em sintonia com os interesses dos produtores rurais paranaenses, propiciando as condições para que a produção ocorra em consonância com as normas nacionais e internacionais, visando a abertura de mercados para absorver a produção agropecuária.
A habilitação do município de Santa Isabel do Ivaí representa um marco em termos de abertura de mercado à exportação, que poderá ser estendido para outros municípios do estado, caso haja interesse por parte dos produtores rurais.
(Fonte: boletim da Adapar)