Polícia Civil fará mutirão cartorário para colocar investigações em dia

Todos os delegados que fazem parte da 8ª Subdivisão Policial (8ª SDP) de Paranavaí estiveram reunidos na manhã de ontem. De acordo com o Delegado Osmir Ferreira Neves Junior, ficou definido que será realizado um mutirão cartorário em toda a região que contará com investigadores, escrivães e delegados de toda a subdivisão.
O objetivo é agilizar os inquéritos e os mandados de prisão nas comarcas que possuem defasagem de funcionários.
Nova Londrina deverá ser a primeira cidade a receber esse mutirão. Os delegados vão despachar os inquéritos e em seguida as equipes específicas serão acionadas para realizar as investigações e o serviço cartorário. Dessa maneira espera-se que os inquéritos sejam colocados em dia num curto prazo de tempo. O delegado também disse que nesses mutirões serão realizados os mandados de prisões que se encontram em aberto.
MAIS OPERAÇÕES – Neves Junior explicou que o Setor de Inteligência que hoje funciona na sede da subdivisão, passará apoiar operações de combate ao tráfico em todas as comarcas da 8ª SDP. Isso será possível porque recentemente foi comprado um equipamento eletrônico que dará mais agilidade e permitirá esse apoio em investigações.
“Pedi para que os delegados façam uma programação para que possamos otimizar nosso efetivo em operações em toda a região. Dessa forma teremos mais força, policiais e viaturas. Serão várias equipes em diversos alvos simultaneamente. Com certeza isso provocará mais segurança em todas as cidades”, disse o Delegado Chefe.
NOVIDADES – Durante a reunião os delegados foram informados sobre a implantação de um cadastro com o nome e tipo de crimes cometidos pelos presos (condenados ou não). Essas informações servirão para mapear e coordenar investigações. Também servirão para possíveis transferências de presos já condenados.
Outra novidade anunciada na reunião foi a implantação do sistema de controle de ocorrências letais. Com isso, o Governo do Estado pretende reduzir o número de homicídios em toda a região. Isso será possível porque com reforço nos dias e locais de maior incidência criminal. Serão utilizados dados estatísticos.
Neves Junior falou que todas as ações serão desenvolvidas em parceria com a Polícia Militar. “Estaremos trocando informações com a Polícia Militar para que as ações sejam realizadas em conjunto. Dessa forma somaremos forças e acredito que conseguiremos dar mais segurança para a população”, afirmou.