Semana começa com bancários ainda em greve

Os bancários deverão iniciar a semana mantendo a greve, deflagrada na última terça-feira. Informação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF) – confirma que não houve retomada das negociações, como era a expectativa da categoria.
O movimento critica a Federação nacional dos Bancos – FENABAN, pelo que considera falta de diálogo.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região, Neil Emídio Júnior, confirma que a intenção é reforçar o movimento. Ele diz que anteontem a greve atingiu 32 agências das 72 existentes na região.
Há mobilização em dez das 32 cidades que compõem a base. Em todo o país, a CONTRAF aponta 9.092 agências fechadas.
Mesmo nas agências fechadas por conta da greve, os caixas eletrônicos atendem normalmente. Quem precisar pagar contas deve procurar as casas lotéricas ou outros recursos para quitar os compromissos. Como alerta o Procon nacionalmente, mesmo com a greve o consumidor deve usar todos os mecanismos para saldar os compromissos.  
Os bancários reivindicam aumento salarial de 10,25%, o que representa ganho real de 5%. Os patrões oferecem 6% de aumento nominal, menos de meio por cento de aumento real. Com o reajuste, o piso salarial passaria para R$ 2.416,38.