Mesários recebem treinamento para trabalharem na eleição deste ano

Setecentos e sessenta mesários concluíram ontem o treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral de Paranavaí. Durante toda a semana, eles receberam orientações sobre os procedimentos dentro das seções eleitorais no dia 7 de outubro. A preparação foi dividida em duas partes, uma teórica e outra prática, e foi ministrada por servidores efetivos da própria Justiça Eleitoral.
De acordo com Alethéia Barros Aparício, chefe de Cartório Eleitoral, não haverá penalidades para quem não compareceu ao treinamento, mas, mesmo assim, os mesários terão de trabalhar no dia da eleição.
Os eleitores que foram convocados e que não poderão comparecer no dia da votação precisam ir até o Fórum Eleitoral e preencher um requerimento de dispensa. O pedido será avaliado pelo juiz eleitoral da Comarca de Paranavaí. “A avaliação é bastante criteriosa e somente casos considerados muito urgentes estão sendo permitidos”, disse Alethéia.
Quem atua como mesário durante a eleição recebe auxílio alimentação e tem direito a dois dias de dispensa do trabalho. No dia 7 de outubro, terá de chegar à escola para onde foi designado às 7 horas, terminando o turno de trabalho assim que o processo de votação for encerrado.
Alethéia informou que além das pessoas convocadas pela Justiça Eleitoral, há os que atuam como mesários voluntariamente. Estes representam 20%. Ela ressaltou que para a eleição deste ano não é possível participar como voluntário, mas os interessados podem procurar o Fórum Eleitoral ou fazer a inscrição pelo site da Justiça Eleitoral (www.justicaeleitoral.jus.br).