Projeto pede a duplicação da BR-376

O diretor do Sindicato Rural de Paranavaí Demerval Silvestre esteve ontem em Maringá para apresentar ao superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Osmar Lopes Ferreira, o Projeto de Desenvolvimento Regional.
É uma iniciativa da sociedade civil organizada, o PDR inclui a duplicação do trecho da BR-376 que liga Maringá a Porto São José, passando por Paranavaí.
“Estamos buscando apoio para a promoção do crescimento de todo o Noroeste do Paraná. O Ipardes [Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social] está realizando um levantamento em nossa região, e o governo do estado também já sinalizou positivamente. Agora, o DER se colocou à disposição para nos ajudar”, disse Silvestre.
Segundo ele, a duplicação da BR-376 é vital para o crescimento da região. “A integração do Paraná com o Mato Grosso do Sul é estratégica para formarmos aqui um corredor do desenvolvimento”. A orientação do DER é que um projeto seja apresentado para a superintendência regional, para tornar possível a busca pelos recursos necessários para a obra.
O assunto já havia sido tema de discussão no Fórum de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep). Recentemente, integrou uma lista de reivindicações apresentadas aos três candidatos a prefeito da cidade.
O texto pedia a articulação com a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e os governos estadual e federal para a duplicação da BR-376, inclusive com uma ponte ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul.
EDUCAÇÃO – De acordo com Demerval Silvestre, o Projeto de Desenvolvimento Regional inclui outros segmentos da sociedade e deve agregar representantes de todos os municípios da Amunpar. Na próxima semana, a coordenação do PDR deverá voltar a Maringá para uma reunião com representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Silvestre disse que a participação das instituições de ensino superior é fundamental para que o PDR seja concretizado. Ele citou a Unespar/Fafipa, a Unipar e a Fatecie, de Paranavaí, e o Cesumar, de Maringá, destacando a importância neste processo.