Lanchonete e restaurantes da Câmara dos Deputados são furtados

BRASÍLIA – Uma lanchonete e dois restaurantes da Câmara dos Deputados foram invadidos e tiveram objetos furtados na madrugada de ontem.
Segundo informações da assessoria da Câmara, os invasores entraram pela janela da lanchonete que fica no Anexo 3 e dá acesso a outros dois restaurantes. Todos os três estabelecimentos tiveram os caixas vasculhados.
Segundo o gerente dos restaurantes, Geraldo Leal, na hora do furto não havia dinheiro guardado nos caixas. Os invasores, no entanto, levaram um computador e furtaram alimentos como queijo, pão de queijo e picolés.
Ainda não há informação sobre quantas pessoas participaram da invasão que só foi percebida quando os primeiros funcionários do restaurante chegaram no local na manhã de ontem.
"Quem chegou de manhã encontrou tudo revirado", disse Geraldo Leal. Segundo ele, há deficiência na segurança do local.
"O dono está tentando manter as vendas aqui. A segurança pode ser frágil mas após o ocorrido o Depol [Departamento de Polícia da Câmara] é muito eficiente em resolver o que ocorrer. Pode não ser eficiente em prevenir mas após é", acrescentou o gerente.
De acordo com o Depol um inquérito será aberto para investigar o episódio e deve ser concluído em 30 dias. Caso fique constatado danos ao patrimônio privado, o inquérito seguirá para a Justiça Comum. Caso tenha ocorrido danos ou furto de bens da Câmara, o inquérito segue para a Justiça Federal.
Essa é a segunda fez nos últimos sete meses que a lanchonete da Câmara é alvo de furto. No último mês de janeiro, ladrões furtaram cerca de R$ 10 mil em moedas.
O dinheiro estava dividido em 25 sacos plásticos e encontrava-se dentro de um armário que foi arrombado no escritório da lanchonete. As moedas seriam utilizadas como troco pelos funcionários do caixa.