Escritora paranavaiense lança livro na Casa da Cultura

Intenso, misterioso, inusitado. Este é o tom do livro “Tempestade – a Última Chance”, da escritora paranavaiense Edeni Mendes da Rocha, que será lançado no dia 1º de setembro, na Casa da Cultura, em Paranavaí.
“Tempestade” foi lançado na Bienal do Rio de Janeiro em 2011, pela editora Canápe e, posteriormente, a autora realizou sessão de autógrafos em Curitiba na Livraria Saraiva.
Para Edeni, apresentar “Tempestade” em sua cidade natal é muito gratificante, já que foi em Paranavaí onde surgiu o projeto e o sonho de tornar-se escritora.
“Acredito que a paixão pela escrita e pela leitura tenha começado na biblioteca do Newton Guimarães onde eu passava tardes inteiras, tropeçando nas letras e descobrindo um universo de causos e histórias assim que fui alfabetizada aos sete anos. Este processo teve continuidade nos concursos de redação promovidos pelas professoras do Marins e ganhou forma e consistência com as observações, correções e incentivo que recebi com meus professores de literatura do Colégio Paroquial. Muitas vezes quando tive dúvidas da capacidade em sintetizar ideias e transcrevê-las em um romance, li e reli, as anotações constantes nas redações do “Terceirão” do Paroquial. Redações estas que guardo até hoje e que foram à época, avaliadas pelo professor Paulo Campos”.
Baseado no suspense, “Tempestade” prende os leitores que se pegam embriagados pelo estilo arrojado e dinâmico da autora. Os personagens, pessoas aparentemente comuns, possuem uma inquietação latente desencadeada por fatos passados que marcaram profundamente suas vidas.
Tais conflitos, à medida que a leitura evolui, afloram como um nervo exposto. Com descrições extremamente realistas, a autora não só conduz os personagens, mas o próprio leitor na busca de respostas para o mistério que envolve a obra. Uma figura mítica e carregada de mistério tem a missão de mostrar às pessoas não só a prisão psicológica em que vivem, mas também o arbítrio e o potencial que possuem.
“Outra lembrança que guardo com carinho, é a visão e a disposição dos livros da Biblioteca Pública (próxima ao Lacerdinha), onde preenchi cartões e cartões com os livros que tomava emprestado e lia com gosto. Foi em Paranavaí, há muitos anos atrás, que tive contato pela primeira vez com a inspiração que me levou a escrever “Tempestade” tantos anos depois. Há portanto, mais de uma razão para que “Tempestade” conheça Paranavaí”, conclui Edeni.
O livro poderá ser adquirido na sessão de autógrafos no valor de R$ 30,00.

Serviço:
Lançamento do livro “Tempestade – A Última Chance”
Data: 1º de setembro
Local: Casa da Cultura
Horário: 19h30
Entrada franca