Com futuro indefinido, Scolari completa 400 jogos à frente de time paulista
Mesmo tendo conquistado seu sétimo título pelo clube (a Copa do Brasil), pouco menos de um mês atrás, a situação do time no Brasileiro esfriou a comemoração. O Palmeiras é o 18′, com dez pontos em 14 jogos, e aparece na zona do rebaixamento.
A diretoria fará uma homenagem na próxima semana, contra o Flamengo, em Barueri, apenas com a entrega de placa e camiseta. Os cartolas estão preocupados com a renovação do contrato, que acaba em dezembro.
Scolari mantém seu plano: quer encerrar a carreira como treinador em 2014, dirigindo uma seleção na Copa do Mundo que será no Brasil. A pessoas próximas, ele reafirmou que só definirá seu futuro para 2013 em dezembro.
Mas a chance de ficar pelo menos mais um ano é real e não apenas pela vaga conquistada na Libertadores. Scolari não teve ofertas para comandar seleções de médio e grande porte após a Eurocopa, que acabou em julho.
Seu agente na Europa, o português Jorge Mendes, conversou com dirigentes russos, mas a federação local acertou com o italiano Fabio Capello.
O presidente Arnaldo Tirone, segundo apurou a reportagem, quer que os pré-candidatos à eleição de janeiro de 2013 entrem em consenso sobre a renovação e deem garantias para que o treinador possa acertar sem medo de que mudanças no comando do clube interfira no acordo. Além de Tirone, há pelo menos outros três presidenciáveis.
No contrato haveria a liberdade para Scolari deixar o clube, sem multa, para dirigir qualquer seleção. Normalmente, quando se definem os 32 participantes da Copa, o que acontecerá até o final de 2013, há mudanças de técnicos. Esse é o conselho de Tirone a Scolari: esperar.
"Para mim [a marca] representa que sou e fui um dos bons técnicos do Brasil. Que sempre serei lembrado principalmente pelos clubes que passei e atingi uma marca como essa", disse Scolari.
NA TV
Botafogo x Palmeiras
21h50 Globo e Band (só para SP)
BOTAFOGO
Jefferson; Lennon, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Seedorf; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira
PALMEIRAS
Bruno; Artur, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, Patrik e Daniel Carvalho; Mazinho e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Estádio: Engenhão, no Rio
Horário: 21h50
Árbitro: Francisco C. Nascimento (AL)