Ameaçado de eliminação, Brasil enfrenta a Sérvia

Atual campeã olímpica, a seleção brasileira feminina de vôlei corre o risco de ser eliminada em Londres ainda na fase de classificação. Para evitar um vexame, o time do técnico José Roberto Guimarães precisa vencer a Sérvia hoje, às 18h (horário de Brasília), e ainda torcer por uma derrota da Turquia ante os EUA.

Após vencer as turcas na estreia por 3 a 2, o time brasileiro perdeu para as norte-americanas (3 a 1), favoritas ao ouro, e para a Coreia do Sul (3 a 0) naquela que foi a pior apresentação da equipe na capital britânica. Ontem, porém, o Brasil se recuperou e, com dificuldades, bateu a China por 3 a 2 e se manteve na briga por uma vaga no mata-mata.

A classificação brasileira, contudo, fica ameaçada pela Turquia, que venceu as coreanas por 3 a 2. O Brasil caiu para a quinta colocação do grupo, mas apenas as quatro melhores equipes do grupo irão às quartas de final.

O prognóstico, porém, é favorável ao Brasil. A Sérvia perdeu todos os jogos disputados até aqui e só venceu dois sets em quatro partidas. Já os EUA, rivais da Turquia, estão invictos na competição. Se ficar com a quarta vaga, o Brasil deve enfrentar Rússia ou Itália no mata-mata.

"Estamos vivas no torneio e vamos acreditar enquanto houver esperança. É claro que incomoda não dependermos dos nossos resultados, mas prefiro pensar que fizemos um bom jogo [contra a China] e, mesmo errando, ninguém encolheu o braço ou pecou por omissão. Temos que fazer nossa parte contra a Sérvia", afirmou a meio-de-rede Thaísa.

"É horrível dependermos dos resultados dos outros para classificar, mas precisamos ter paciência e esperar", acrescentou o técnico Zé Roberto.