Mototaxistas e motoboys devem se adaptar às novas regras de segurança

Entra em vigor no próximo sábado, 4 de agosto, a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece novas regras de segurança para mototaxistas e motoboys de todo o país.
Em Paranavaí, os condutores de motocicletas e motonetas também devem se adaptar às novas exigências que, caso não sejam obedecidas, podem gerar multa, pontos na carteira e apreensão da moto.
De acordo com as novas regras, só poderão trabalhar os mototaxistas e motoboys que tiverem o curso que ensina regras de conduta e segurança para a profissão.
Segundo o gerente administrativo da Ditran (Diretoria de Trânsito), Gabriel dos Santos, como este curso ainda não é oferecido em Paranavaí, a exigência do cumprimento da lei no município será prorrogada em alguns dias.
Mesmo assim, os condutores devem procurar, o quanto antes possível, os centros de formação para dar início ao curso de capacitação.
Entre outras exigências da nova resolução estão ainda: ter 21 anos e ter habilitação na categoria A há pelo menos 2 anos; usar capacete com viseira cristal e adesivo refletivo; usar colete sinalizador; ter moto registrada na categoria aluguel, com placa vermelha; instalar protetor de pernas e aparador de linha; os produtos não podem ser transportados em mochilas, apenas baús ou grelhas; água e gás só podem ser transportados com reboque; e o veículo deve passar por uma inspeção semestral.