Sensação da Olimpíada, chinesa de 16 anos ganha 2º ouro

SÃO PAULO (Folhapress) – A nadadora chinesa Ye Shiwen, 16, sensação dos Jogos Olímpicos de 2012, conquistou ontem seu segundo ouro e mais um recorde.
A adolescente venceu os 200 m medley em 2min07s57 e melhorou em 42s o recorde olímpico que havia estabelecido na semifinal, anteontem. A australiana Alicia Coutts chegou na segunda colocação. A americana Caitlin Leverenz, em terceiro.
Sábado, Ye Shiwen ganhou a prova dos 400 m medley e estabeleceu o novo recorde mundial, em 4min28s43. Na mesma prova, entre os homens, o americano Ryan Lochte nadou em 4min05s18, o segundo tempo mais rápido da história. Nos últimos 50 m, porém, a chinesa fez 28s93, contra 29s16 do americano.
Começaram a surgir suspeitas sobre o possível uso de doping de Ye Shiwen, o que revoltou torcedores e dirigentes chineses.
As edições dos jornais "New York Times" e "Guardian" de ontem deram, com destaque, reportagens que levantam suspeitas sobre o suposto uso de doping da chinesa.
"Prodígio chinês da piscina agita onda de especulação", titulou na sua capa o diário americano. "Suspeito’ recorde da China na piscina, diz treinador top", destacou a publicação inglesa.
O diretor-executivo da Associação de Técnicos de Natação, o americano John Leonard, considera "suspeita" a façanha da chinesa.
Ela se defendeu. "A China continua firme com sua política antidoping, então não tem problema", disse.
O chefe do controle antidoping chinês, Jiang Zhixue, afirmou que "algumas pessoas são tendenciosas". "Nós nunca questionamos Michael Phelps quando ele ganhou oito medalhas de ouro", comparou.
O brasileiro Cesar Cielo discorda das suspeitas de doping. "Com certeza é talento. Ela também nadou os 200 m medley melhor. Acho que é especulação de quem está bravo com ela", avaliou. "Mas não sou mulher, não nado os 400 m medley, então não tenho que me preocupar. Não gostaria de ter de nadar contra ela".