Sexualidade e drogas, são temas da capacitação de professores

Durante a última semana foi realizada em São Pedro do Paraná, a capacitação de professores, seguindo o calendário escolar. A capacitação faz parte de uma nova dinâmica de possibilitar aos professores a reflexão sobre temas importantes para as crianças e adolescentes e que fazem parte da vivência na escola.
Durante os dois dias de trabalho com os professores, foram debatidos os temas de “sexualidade na adolescência” e o “uso de drogas, os riscos e o que fazer”. No final do primeiro dia os professores, tiveram a oportunidade de pensarem de forma coletiva algumas ações que compõem seis pequenos projetos que serão implantados no segundo semestre nas escolas.
Durante a capacitação também foi tirado o tema “Precocidade na sexualidade das crianças e adolescentes”, para ser trabalhado a nível de projeto em todo o município. No segundo dia o tema sobre drogas permeou as discussões, principalmente porque em São Pedro do Paraná, recentemente foi realizada a Semana Antidrogas, que foi uma iniciativa da Rede de Lideranças Municipais – “Tecendo Rede de Solidariedade – Juntos somos mais”, que vem trabalhando temas relevantes para a comunidade São-pedrense.
Os profissionais tiveram a oportunidade de realizarem uma avaliação das ações realizadas durante uma semana de trabalho nas escolas e no geral a avaliação foi positiva, necessitando apenas fazer alguns ajustes principalmente na divulgação do próximo evento, que já está sendo trabalhado de forma continuada e não pontual. “Esta capacitação facilitada pelo Psicólogo Adalberto Sabino, foi uma ótima oportunidade de integração dos professores e professoras, além de poderem tomar posição frente às necessidades das escolas”, disse uma das participantes.
Também foi tirada dentre os mais de 30 participantes, um grupo que irá monitorar a realização das ações que foram apontadas. (RP)