Torneio de xadrez do Cecap reúne estudantes de diferentes escolas
“Cada peça tem um significado para mim. Quando jogo, fico concentrada, mantenho o foco”. As palavras de Mariana Cubas dos Santos, de 11 anos, demonstram como o xadrez ajuda a organizar o raciocínio lógico e, a partir daí, buscar soluções para os problemas.
A estudante participou do Torneio Aberto de Xadrez do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), que neste ano chegou à quarta edição. A competição reuniu 84 jogadores de diferentes escolas.
De acordo com o professor Fabio Anderson Santos Biscola, o torneio permite avaliar o desempenho dos alunos de acordo com o que aprenderam ao longo do ano. Além disso, estimula as crianças e os adolescentes a se esforçarem para chegar até o final da competição.
Biscola explicou que o xadrez tem efeitos positivos para o aprendizado e o crescimento dos estudantes. “Eles têm ganhos cognitivos, melhoram o comportamento e aprendem a manter a atenção em uma tarefa”.
PARTICIPANTES – O torneio reuniu alunos do Cecap, das escolas Cecília Meireles, Getúlio Vargas e Fatecie Max Kids e crianças assistidas pela Associação Agentes da Paz (Agepaz). As partidas foram ontem e a premiação será na tarde desta quarta-feira.