Comércio de Paranavaí fecha 2019 com crescimento de 12,34% nas vendas
“O resultado de 2019 é um fôlego para o cenário. Mas ainda não se trata de recuperação econômica, uma vez que os empresários amargaram prejuízos nos últimos anos.” A avaliação é do gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, ao apontar crescimento de 12,34% nas vendas do comércio, em relação a 2018.
O número é baseado na movimentação dos dados de análise da Aciap e gera expectativas positivas para 2020. “A perspectiva da classe empresarial é de retomada de investimentos para este novo ano. Os empresários voltarão a investir. O destaque deve ser a construção civil, que também aquecerá outros setores”, projetou Scarabelli.
Ele destacou que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, é de 2,5%. O índice, disse o gerente-executivo da Aciap, ainda é pequeno para garantir a recuperação econômica de fato. Mesmo assim, é possível considerar uma retomada para o setor empresarial.
Ainda de acordo com a base de dados da Aciap, a quantidade de inclusões de consumidores inadimplentes no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) também aumentou. Em 2019, foram 5,01% a mais do que no ano anterior. “Surpreendentemente, o aumento de exclusões (quitações de dívidas) foi de 6,7%”, relatou Scarabelli.
A título de comparação, o índice de pessoas que passaram a integrar a lista de devedores havia subido 5,83% em 2018, na comparação com 2017. Os débitos saldados tiveram queda de 2,03%. Ou seja, em 2019 houve alta no número de exclusões e redução nas inclusões. Segundo Scarabelli, o serviço de inteligência de cobrança da Aciap ajudou na recuperação de mais de R$ 2,5 milhões de dívidas somente em 2019.