Paranavaí se tornará o centro mundial da mandioca
Polo da maior região produtora de mandioca para fins industriais do Brasil, a cidade de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, sediará na próxima semana (de 20 a 22 de novembro) a Feira Internacional da Mandioca (FIMAN 2018), no Parque Internacional de Exposições Costa e Silva.
Em sua segunda edição, o evento reunirá representantes de toda a cadeia produtiva e de consumo, em um ambiente propício para a promoção de negócios entre as empresas do setor, especialmente as indústrias de transformação, seus fornecedores e clientes.
Mais de 100 expositores do Brasil e do exterior participarão da Feira, em um espaço de 4 mil m² especialmente construído para abrigar o evento. A expectativa da organização é que mais de 5 mil pessoas de 30 países visitem a FIMAN 2018, entre industriais, produtores, fornecedores, consumidores e varejistas, com a geração de aproximadamente R$ 100 milhões em negócios.
Para esta edição, já estão confirmadas empresas e comitivas visitantes da China, Tailândia, República da Guiné, Serra Leoa, Luanda, Costa do Marfim, Colômbia, Nigéria, Estados Unidos, África, Senegal, Paraguai e Nicarágua, entre outros.
A FIMAN 2018 é uma parceria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Sindicato Rural de Paranavaí, da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Prefeitura Municipal de Paranavaí e Centro Tecnológico da Mandioca (CETEM), com organização da Combo Action.
Mandioca: o alimento do século XXI
Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento mais importante do século, a mandioca é utilizada para consumo humano, animal e industrial. Neste último caso, é fundamental para diferentes segmentos.
“É o caso dos setores de papel e celulose, panificação, têxtil, indústria farmacêutica e de cosméticos, fertilizantes, aplicação em campos de petróleo e siderurgia e na alimentação, servindo como base para a produção de alimentos sem glúten, lactose e funcionais”, complementa Maurício Gehlen, industrial de Paranavaí.
A Feira terá uma programação de palestras com temas, como: Inovação Tecnológica, Manejo de Doenças com a Mandioca, tendências na produção de amido, tendências no consumo de alimentos, Desafios tecnológicos e oportunidades na cadeia da mandioca, entre outros. Na agenda, também terão visitas técnicas a indústrias da região e um dia de campo (21), com acompanhamento in loco do plantio e manuseio da mandioca.
Serviço:
Feira Internacional da Mandioca – FIMAN 2018
Data: 20 a 22/11 (terça a quinta-feira)
Local: Parque Internacional de Exposições Costa e Silva, BR-376, Zona 11 – Paranavaí – PR
Horário: 13h às 20h
Entrada: gratuita