Novo sistema de agendamento agiliza solicitação do seguro-desemprego
REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Redução de filas, menor tempo de espera e mais qualidade no atendimento. Em uso desde a última segunda-feira (24), o novo sistema de agendamentos da Agência do Trabalhador torna o processo de requerimento do seguro-desemprego mais dinâmico. “É uma ferramenta excelente”, diz a gerente Elen Della Pria Kumatsu.
A mudança foi possível depois que a equipe da Agência do Trabalhador promoveu um mutirão para zerar a fila de espera pelo seguro-desemprego. Foram 300 atendimentos em cinco dias. Agora, em vez de 30 dias para dar início à solicitação do auxílio, o procedimento é feito no dia seguinte ao primeiro atendimento.
O sistema possibilita que o agendamento seja feito pela internet, via computador ou smartphone. Quem preferir pode ir até a Agência do Trabalhador. “Ninguém fica de fora. Ninguém é prejudicado.” De acordo com Elen, 400 a 500 pessoas requerem o benefício a cada mês, em Paranavaí.
Após dar entrada, o requerente precisa aguardar 30 dias para a liberação da primeira parcela do seguro-desemprego, regra que vale para todo o território nacional. Conforme a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, esse processo continua o mesmo.
SEGURO-DESEMPREGO – O benefício é concedido a trabalhadores desempregados sem qualquer percepção de renda própria. A primeira habilitação vale para aqueles com 12 meses trabalhados. A segunda, nove meses. A terceira, seis meses.
Elen explicou que o requerente tem o prazo de sete a 120 dias corridos, a contar do dia seguinte à data do afastamento (último dia efetivamente trabalhado), para fazer a solicitação. Se for classificado como empregado doméstico, o prazo é de sete a 90 dias.
Seis meses trabalhados dão direito a três parcelas. No caso de 12 meses com vínculo empregatício, o número de parcelas sobe para quatro. Se foram 24 meses trabalhados, cinco parcelas. O valor mínimo do benefício é R$ 998. O máximo, R$ 1.765.
SERVIÇO – A Agência do Trabalhador de Paranavaí fica na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no Centro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço. Os agendamentos também podem ser feitos pela internet (www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico).
Documentos para requerer seguro-desemprego
Requerimento do seguro-desemprego
RG ou Carteira de Trabalho ou CNH ou Passaporte
Comprovante PIS/Pasep ativo
CPF
Comprovante de residência
Comprovante de escolaridade
Termo de rescisão do contrato de trabalho
Termo de quitação
Comprovante de vínculo empregatício
Comprovante de salário