Cultura promove audiências públicas nas oito macrorregiões

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura promove a partir de quarta-feira (29) as Audiências Públicas Regionais de Cultura 2019. Os encontros que seguem até 4 de julho vão acontecer nas oito macrorregiões histórico-culturais do Paraná e propõem abrir o diálogo com a comunidade sobre vários temas fundamentais para a cultura no Estado.
“Ir ao encontro dos protagonistas da Cultura no Estado e ouvir suas demandas é mais uma iniciativa alinhada às novas diretrizes do Governo do Paraná, de estar próximo e atender cada setor da sociedade paranaense de forma transparente e acessível. Assim unimos esforços para construir uma gestão melhor para todos”, disse o secretário da Comunicação e Cultura, Hudson José.
Na pauta estão o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a ação programática da cultura proposta pela nova gestão, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e as políticas públicas de economia criativa. Também serão temas das reuniões o cronograma da Conferência de Cultura para eleição dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura (Consec) e a elaboração participativa dos planos setoriais de cultura.
A superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, reforça a necessidade de abrir este canal de escuta ativa com os produtores e gestores culturais. “A gestão participativa é a nossa forma de atuação e, por isso, é importante ouvirmos as pessoas que estão diretamente envolvidas com a cultura nos municípios, apresentar nossas ideias e propostas para, juntos, definirmos políticas públicas para o Estado e uma agenda cultural do Paraná”.
Para participar da audiência os interessados devem se inscrever por meio do formulário disponibilizado no site www.cultura.pr.gov.br. É importante selecionar a macrorregião em que vai participar e a área da qual faz parte, representa ou tem afinidade.
As cidades-sede dos encontros são Cascavel (Oeste), Curitiba, Guarapuava (Centro-Sul), Londrina (Nordeste), Maringá (Macrorregião Noroeste – Centro de Ação Cultural (CAC). Av. Paraná, 793, Zona 1, 24 de junho, das 9h às 18h), Paranaguá (Litoral), Pato Branco (Sudoeste) e Ponta Grossa (Campos Gerais).