Governo começa criar projeto de redução do ICMS de equipamentos para irrigação

Um grupo de técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e diretores do Sindicato Rural de Paranavaí vão visitar, nesta quinta (28), a região do Paranapanema (SP), a segunda área mais irrigada do país. 
Vão colher informações para o projeto a ser lançado pelo Governo do Estado que vai reduzir o ICMS de equipamentos de irrigação, conforme foi anunciado pelo governador Ratinho Júnior, durante sua visita a ExpoParanavaí, no último dia 16.
A reivindicação foi encaminhada ao Governo do Paraná pelo Sindicato Rural de Paranavaí, acatando sugestão do vice-presidente Gilberto Pratinha, que conhece a região paulista e seus altos índices de produtividade por conta da irrigação. 
Técnicos da entidade sindical prepararam um anteprojeto e o apresentaram ao então governador em exercício Darci Piana, quando ele esteve na cidade para a abertura da ExpoParanavaí. O secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, estava presente e de imediato apoiou a ideia.
Na semana seguinte, quando o governador Ratinho Júnior reassumiu o cargo, o assunto foi tratado com ele. E na visita que fez também a exposição agropecuária, disse que o agronegócio é uma das prioridades de sua gestão. 
“O Paraná tem essa vocação, de produzir alimentos para o mundo. É o que ele sabe fazer de melhor”, disse o governador, anunciando em seguida que “nós vamos praticamente zerar o imposto dos produtos, equipamentos, implementos, maquinários de irrigação, para que isso possa colaborar, em especial com a região noroeste, que precisa de um sistema de irrigação moderno, porque aqui é o solo muito sensível”.
“A ideia – continuou o governador – é baratear este tipo de equipamento para que fique mais acessível aos nossos produtores e, automaticamente, aumente a produção. O Paraná, se tivesse um sistema de irrigação planejado, não teria uma perda como tivemos agora de quase 18% de soja por causa da estiagem. Fazer agricultura é ter uma indústria a céu aberto, você tem que contar com a boa vontade da natureza. Então a ideias é que, através de bons equipamentos, de um bom planejamento de irrigação a gente possa amenizar qualquer tipo de problema com a natureza que possa vir a ter”.
O anúncio surpreendeu o presidente do Sindicato e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ivo Pierin Júnior, pela rapidez com que foi atendido e pela agilidade na criação do projeto. 
“Os técnicos estão vindo por determinação do secretário Ortigara, que quer agilizar este projeto para que, no menor espaço de tempo possível, seja ampliada significativamente, a área irrigada no Paraná”, diz Ivo Pierin Júnior.
Na sua visão, a irrigação vai contribuir para melhoria das pastagens, aumentar a produção da mandioca e também beneficiar a fruticultura regional. Ele disse que numa fazenda da região, numa área experimental, a soja teve uma produtividade média de 160 sacas por alqueire, um índice bem acima da média. “Com a irrigação será possível ampliar a área com soja na região”, prevê Pierin.