Comandante fala da estruturação do novo subgrupamento dos Bombeiros

Equipar a unidade, dotando de mais condições materiais, técnicas e maior efetivo. Este é um dos desafios do 9ª Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, como avalia o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes. Ele visitou a cidade ontem e falou sobre o novo momento. Cita que são etapas até a completa estruturação do novo formato, com prazo previsto de até cinco anos.
Conforme o oficial, o debate tem sido constante na estruturação em todo o Paraná. Deu como exemplo uma emenda parlamentar do deputado estadual Tião Medeiros, garantindo a compra de um caminhão novo para o subgrupamento paranavaiense. Falta apenas liberação do recurso já definido. 
Ele opina que o Corpo de Bombeiros é um impulsionador do empreendedorismo, pois vem atuando para agilizar procedimentos tais como emissão de alvarás e licenciamento. Disse ao DN que o Paraná está implantando um serviço “online” que permite a renovação da licença de forma digital, com posterior fiscalização. 
Outra novidade é a implantação de um Comando Regional do Norte, com sede em Londrina. Isso trará ainda mais independência e celeridade, pois, a última instância deixará de ser Curitiba, conferindo agilidade. Aliás, a independência é uma das vantagens do subgrupamento, que se reporta diretamente ao comando.  
Ele reitera a importância do empresário, já que a maior fonte de renda do Copo de Bombeiros vem do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e não da cobrança de taxas. Portanto, do desenvolvimento econômico.
O oficial sugeriu uma reflexão. Lembrou que os serviços são ainda mais essenciais para as pessoas de menor renda. São socorros em acidentes ou incêndios residenciais.
O coronel Prestes falou dos desafios de implantar um subgrupamento independente. Mas, reiterou a confiança no novo comandante, major Sandro Rodrigues Geraldo e sua equipe de trabalho.
Ainda durante o evento foi lida uma homenagem ao ex-comandante dos Bombeiros em Paranavaí, tenente Guilherme Brischiliari, assinada pelo comandante do 5ª Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá, tenente-coronel Sérgio Aparecido Lopes. Guilherme permanece trabalhando em Paranavaí neste novo formato. 
O evento contou com a participação de dezenas de lideranças e autoridades. Em nome dos prefeitos fez uso da palavra o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ). Ele falou da falou da importância do trabalho dos bombeiros e da parceira que possibilitou a emissão de alvará para os prédios públicos. 
Também participaram os prefeitos: Freonízio Valente, presidente da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense), de Santa Isabel do Ivaí; Evaristo Volpato, de Porto Rico; Terezinha Yamakawa, de Amaporã; Tânia Martins Costa, de Lobato. O coronel da reserva, Antônio Luiz Lage, atual Controlador Municipal de Maringá, representou o prefeito Ulisses Maia. O deputado federal Luciano Ducci e o deputado estadual Tião Medeiros, foram representados por Gabriel Back e Fábio Ferreira de Souza, respectivamente. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). 
RELEMBRANDO 
A unidade do Corpo de Bombeiros de Paranavaí foi elevada à condição de Subgrupamento no dia 5 de dezembro do ano passado. Com isso, deixou de ser seção subordinada ao 5º Grupamento com sede em Maringá. 
O agora Subgrupamento de Bombeiros Independente está subordinado diretamente ao Comando do Corpo de Bombeiros, sediado em Curitiba. 
Com a mudança, deve obter uma série de benefícios, dentre os quais, a possibilidade de ampliação do efetivo, passando de 39 homens para até 152. Também a área abrangida será menor, o que representa outro benefício (redução para 24 cidades contra os até então 31 municípios).