Seis mil crianças de doze cidades visitaram Expo
Cerca de seis mil crianças de escolas municipais de Paranavaí e de outros onze municípios da região Noroeste, visitaram, de segunda a sexta-feira, o Parque de Exposições Costa e Silva, onde acontece a 48ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí. Na terça-feira, a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná contratou um “trenzinho” para percorrer todo o parque com as crianças.
A iniciativa foi da Sociedade Rural e Faculdade Fatecie, organizadores da Vitrine Rural, que foi reativada este ano. Depois de visitar a Vitrine, os estudantes foram até a Noroeste Agro, pavilhão de gado e em outras instalações do parque.
“Esta é uma oportunidade que estamos dando as crianças para conhecer um pouco do agronegócio. A maioria mora na cidade e conhece muito pouco ou quase nada sobre o campo. Aqui eles têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre agricultura e pecuária”, diz o presidente da Sociedade Rural, Mario Helio Lourenço de Almeida Filho.
Coordenador do Curso de Agronomia da Fatecie, o professor Júlio Colella disse que “nosso objetivo é mostrar para os alunos como a agricultura e a ecologia estão vinculadas a eles durante toda a sua vida. E isso vai se tornar muito mais importante para a vida deles”.
O diretor que representou a Sociedade Rural na organização da Vitrine, Jhonatan Douglas da Silva, informou que já há algum tempo a entidade buscava reativar a Vitrine Rural. “E com a parceria com a Fatecie nós estamos viabilizando e tornando ela realidade nesta ExpoParanavaí. Para a nossa região, os 28 municípios que abrange a Amunpar, está sendo essencial, porque os alunos estão podendo vir e ver o que é a pecuária, o agronegócio, como funcionam as coisas no campo. Isso traz o aluno a ver a realidade do campo, o que geralmente as crianças não veem, saber como chega o leite chega na casa dela, saber como é o processo da carne até chegar lá, o processo da mandioca, laranja. É de suma importância para a aprendizagem deles”, disse ele.