Maioria dos consumidores tem dívidas com bancos e instituições financeiras
A primeira semana de atendimentos aos consumidores com dívidas terminou com 75 ofícios elaborados pela equipe do Procon de Paranavaí. A campanha de renegociação se estenderá até a próxima sexta-feira (22).
A maioria das pessoas que buscaram intermediação do órgão de defesa do consumidor tem débitos com agências bancárias, financeiras ou administradoras de cartões. Esses casos totalizam 43 pedidos de renegociação.
Dívidas com empresas do comércio local também apareceram com frequência: foram 19 atendimentos ao longo da semana. Débitos em atraso com operadoras de telefonia somaram 10 pedidos.
A campanha consiste na tentativa de auxiliar os consumidores a quitarem dívidas – independentemente do valor e do tempo de vencimento. Quem tiver interesse deve ir até o Procon e apresentar documentos pessoais e comprovante do débito.
Diretor do Procon, Carlos Eduardo Balliana disse que todos os consumidores podem participar da campanha de renegociação, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.
Balliana explicou que ao final da ação, as empresas credoras serão informadas sobre a proposta de renegociação. Depois disso, consumidores e representantes das empresas credoras participarão de audiências intermediadas pela equipe do Procon, na tentativa de que façam acordos. Os encontros serão realizados entre abril e maio.
As campanhas de renegociação são desenvolvidas duas vezes por ano. A segunda edição de 2018, em novembro, terminou com 74 audiências. Desse total, foram firmados 34 acordos. Em alguns casos, houve isenção do valor integral da dívida.
SERVIÇO – O Procon de Paranavaí fica na Rua Antônio Felipe, número 917, no Centro. O telefone para contato é 3902-1055. Até o final desta semana, os atendimentos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço.