PM vai reforçar prevenção para inibir furto de celulares durante a Exposição

A ExpoParanavaí, que neste ano será de 8 a 17 de março, é o maior evento da Região Noroeste, atraindo milhares de pessoas todas as noites. Também por conta de sua grandiosidade, a festa acaba chamando a atenção de alguns criminosos.
No ano passado, o alvo preferencial dentro do Parque de Exposição foi aparelho de telefone celular – 55 aparelhos acabaram furtados durante a festa. 
Para dificultar a ação dos ladrões, o 8º Batalhão de Polícia Militar atua em duas frentes: conscientização e planejamento. 
Quanto ao primeiro item, a PM, através do Setor de Comunicação (P5), está divulgando orientações sobre como se prevenir de furtos e roubos dentro do Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva.  
Na outra frente, promete reforço no policiamento com equipes da Rotam, Cavalaria e da tropa regular, inclusive com abordagens a pessoas dentro do parque. 
Será usado também um caminhão para fazer monitoramento por câmeras. Este equipamento virá de Curitiba para ser aplicado exclusivamente durante a exposição. 
ORIENTAÇÕES – As orientações básicas para quem vai ao parque são: 
Se tiver que usar o aparelho para algum registro, observe o entorno e busque local seguro; Em locais públicos, não deixe o celular sobre mesas e balcões; Mantenha o celular em compartimentos fechados, dentro da bolsa para dificultar o acesso; Ao atender o celular, não fique distraído e vulnerável; Mantenha a bolsa na frente do seu corpo; Use acessórios para prender o celular ao corpo ou na bolsa. Por fim, em caso de avistar suspeitos ou um furto acontecendo, ligue 190. 
Outras medidas também são importantes para localizar o aparelho em caso de furto ou roubo. Uma delas é ter o número de IMEI anotado (IMEI – sigla para International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. Em outras palavras, é um número único que identificada cada aparelho de telefone celular). O número pode ser obtido pelo código *#06*. Ter um aplicativo de rastreamento também aumenta a chance de reaver um aparelho extraviado ou furtado. 
MULHERES – As recomendações servem para todo o público, no entanto, chama atenção que as mulheres foram as vítimas em 2018. Neste total de denúncias, apenas um homem teve o aparelho de celular furtado na feira. O detalhe é que as vítimas são jovens e sofreram a ação marginal em momento de distração.   
OS CASOS – A exposição do ano passado aconteceu de 2 a 11 de março. No período foram levados 55 aparelhos pelos ladrões. Em, um único sábado foram nove crimes, originando inclusive um inquérito policial para identificar os criminosos. 
Na época não foi descartada a possibilidade de tratar-se de uma quadrilha, embora pudesse haver também alguma iniciativa individual. 
MARCAS – A Polícia Militar observou que os alvos preferenciais são os aparelhos das marcas Samsung e Iphone (Apple). Dependendo da versão, esses aparelhos podem custar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil. Dos 55 telefones furtados, 42 são de uma dessas marcas. 
Outro dado relevante é que todos os furtos ocorreram dentro da arena de shows, área de grande aglomeração. 
Também os ladrões se aproveitaram de momentos de distração das vítimas, que não perceberam que estavam sendo observadas (a seleção do alvo pela marca do aparelho é um indício). Por isso, a atenção ao redor é muito importante.