Construção civil impulsiona oferta de emprego em Paranavaí
A oferta de empregos em Paranavaí foi impulsionada pela abertura de 40 postos de trabalho na construção civil. Metade é destinada a pedreiros e a outra parte a soldadores de estrutura metálica. Considerando essas e as demais vagas, a Agência do Trabalhador abre as portas nesta quarta-feira (13) tendo 93 cadastros.
A lista de oportunidades no setor segue com uma vaga para acabador de mármore, uma para mestre de obras, uma para montador de mármores, uma para serrador de mármores, uma para serralheiro e três para soldador.
Em outras áreas de atuação aparecem vagas para açougueiro, assistente de marketing, auxiliar de escritório, auxiliar de linha de produção, consultor de vendas, cozinheiro, mecânico de máquinas pesadas, operador de caixa, operador de máquinas, operador de negócios, operador supervisório de caldeira, vendedor externo e zelador.
Também há cadastros exclusivos para pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): ajudante de eletricista, auxiliar de linha de produção, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, empacotador à mão, varredor de rua, assistente de recursos humanos, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais.
Além de todas essas vagas, uma está cadastrada especificamente para jovem aprendiz. A função a ser desempenhada é de auxiliar administrativo.
ORIENTAÇÕES – Gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu informou que alguns cadastros são remanescentes da semana passada. Explicou que há casos em que as empresas contratantes têm dificuldades para preencher as vagas, por falta de preparo dos candidatos.
Elen apontou outros problemas em relação à postura de quem vai à Agência do Trabalhador em busca de colocação no mercado. A maneira com que os candidatos se apresentam influencia na decisão de quem vai fazer a contratação. Usar roupas adequadas é essencial. “A pessoa vai de short, de boné, de chinelo. Não é ambiente para isso”, disse.
A gerente explicou que representantes das empresas contratantes podem estar dentro da Agência do Trabalhador para fazer entrevistas e avaliar os candidatos. As vestimentas, portanto, precisam estar de acordo com as funções desejadas por quem procura emprego.
Também aparecem na lista de cuidados por parte dos candidatos a postos de trabalho anunciados pela Agência do Trabalhador: currículo profissional atualizado e documentos pessoais em perfeito estado. Isso demonstra cuidado por parte do entrevistado.
O comportamento na hora de responder as perguntas pessoalmente é outro fator importante. Elen orientou que os candidatos não falem mal de colegas ou patrões de empregos anteriores, porque isso compromete a avaliação feita por quem está fazendo a entrevista.